SETEMBRO AMARELO: MAIS CORES NA SUA VIDA

Data/horário

Atividade Desenvolvida

Responsável

Carga horária

 

Noturno

  • Administração: os números de Curitibanos, estatísticas de comparação com demais municípios, projeção para os próximos anos a respeito do suicídio;

 

Coordenação do Curso e Colegiado

4

Noturno

  • Direito: legislação do SUS a respeito dos direitos das pessoas com psicopatologias e/ou tentativas de suicídio. O que o Estado deve oferecer para que a qualidade de vida da população melhore e que assim, os níveis de suicídio diminuam;

 

Coordenação do Curso e Colegiado

4

Matutino e Vespertino

  • Ed. Física: apresentação em dança sobre o assunto: sobre solidão, angústia. Montagem de um banner ou aula prática com os exercícios que melhoram os níveis de neurotransmissores responsáveis pelo sentimento de bem-estar;

 

Coordenação do Curso e Colegiado

4

Noturno

  • Engenharia de Controle e Automação: Como a automação contribui para diminuir os trabalhos repetitivos e  melhorar as condições do ambiente de trabalho e sua ergonomia.

Coordenação do Curso e Colegiado

4

Matutino e Vespertino

  • Ciências Contábeis: Trabalhar com a questão: é mais custoso para o Estado trabalhar com prevenção ou com cuidados pós-tentativa de suicídio?

 

Coordenação do Curso e Colegiado

4

Noturno

  • Arquitetura e Urbanismo: a arquitetura da cidade/instituições e sua implicação nas doenças mentais;

 

Coordenação do Curso e Colegiado

4

Matutino e Vespertino

  • Licenciatura em Pedagogia: Confecção de banner a partir de pesquisas sobre a implicação do Bullying nas escolas e do suicídio infantil.

 

Coordenação do Curso e Colegiado

4

Matutino e Vespertino

  • Licenciatura em Matemática: Dados e estatísticas sobre suicídio no Brasil. Discussão acerca de análises e estudos específicos.

Coordenação do Curso e Colegiado

4

 

É possível, também, que alunos adotem o projeto “Free Hugs” e façam um mutirão na própria universidade ou em um lugar de grande circulação.

Corpo Discente

Luana Gava e Kathlyn Fertig Vezaro

9

19/09/2018

Cine Fórum:

Para a compreensão de assuntos considerados complexos e/ou evitados culturalmente, é necessário dispor um ambiente que acolha as inquietações que surgirão, como proposta para que isso torne-se possível, idealiza-se discutir o tema do suicídio com o corpo docente, a partir do documentário: “Caminhos da reportagem: cicatrizes da tristeza”, que aborda as doenças mentais e a automutilação com ideação suicida entre jovens escolares.

Para o público discente, é possível trabalhar com o filme: “Um homem chamado Ove” que narra a vida de um sujeito mal-humorado que tenta suicídio, mas é surpreendido pela beleza de novas amizades. A partir do filme, questionamentos serão dirigidos aos alunos e demais profissionais que estiverem presentes.

A mídia visual, nos dois casos, abre possibilidades para debater o assunto, haja vista o desconhecimento da população em geral sobre o assunto, ela, inclusive, amplia a percepção e provoca crenças que possam dificultar o self suport e o apoio a outras pessoas que estejam em sofrimento psíquico e que possam vir a cometer suicídio. 

 

Sabrina Beppler

4


Local: UnC Curitibanos

Data: 15/09/2018 Horário: 08:00 até 30/09/2018 Horário: 22:00

Período de Inscrição: 15/09/2018 Horário: 00:00 até 30/09/2018 Horário: 23:59

Valor do Investimento: Sem custo

Mais Informações: UnC Curitibanos (49)3645-4100

Inscrições Encerradas