SOCIEDADE DE DEBATES

PROJETO PERMANENTE PARA O 2º SEMESTRE /2018.

A arte de comunicar pressupõe a oratória e a expressão corporal do comunicante. Contar com eloquência suficiente para convencer é importante para defender qualquer tese jurídica. Essa atividade é inerente a todos os juristas: advogados e promotores defendem teorias, juízes decidem as teorias mais convincentes. Enfim, comunicar-se é uma das competências mais importantes das quais os juristas devem dispor, embora muitos temam falar em público.

As atividades serão agendadas previamente e iniciarão com a exposição, pelos professores, de aspectos relevantes para a comunicação. Após a explanação, os professores apresentarão o tema da atividade e sortearão os debatedores dentre os participantes da atividade. Os debatedores terão um tempo pré-definido para apresentarem os argumentos que entenderem pertinentes acerca do tema. Ao final, os professores avaliarão os desempenhos dos debatedores de modo a auxiliar que todos compreendam os pontos fortes e fracos de cada debatedor, a fim de favorecer o aprendizado.

As justificativas para a realização do projeto são de diversas ordens, merecendo destaque:

(a) o distanciamento entre os humanos, provocado pela difusão dos dispositivos técnicos;

(b) o crescente medo de falar em público, decorrente do distanciamento entre os humanos;

(c) a relevância da comunicação para o exercício das funções dos juristas; e

(d) a tendência à substituição dos atos processuais escritos por atos processuais orais em razão da redução dos custos e do tempo de duração dos processos.


Local: Auditório

Data: 25/08/2018 Horário: 09:00 até 08/12/2018 Horário: 13:00

Período de Inscrição: 14/08/2018 Horário: 00:00 até 01/12/2018 Horário: 23:59

Valor do Investimento: Sem custo

Mais Informações: Setor de Extensão (47)3641-5527

Inscrições Encerradas