A ARTE COMO ELO DE INTERAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - UnC Mafra


Com ênfase na arte, o evento terá como característica principal a organização de workshops ministrados por docentes da área de Artes e da educação, que privilegiarão as diferentes linguagens. Tendo a Arte como elo de interação no processo de ensino e aprendizagem, o evento contará com palestras e workshops ministrados por docentes da área da Educação e da Arte, colaborando para a representação e interpretação do mundo, não apenas na disciplina de Arte, mas que ela seja o elo integrante de toda a grade curricular permeando a Educação Infantil, o Fundamental e o Médio. Segundo Buoro (2003, p. 25) a Arte é “[...] um produto de embate homem/mundo, consideramos que ela é vida e, por meio dela, o homem interpreta sua própria natureza, construindo formas ao mesmo tempo em que (se) descobre, inventa, figura e conhece”.

As palestras terão como temas principais o professor e sua postura em sala de aula, a Base Comum Curricular e a artecomo eixo interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem.

Os workshops terão como eixos de trabalho as seguintes linguagens: Artes Plásticas; Artes Cênicas; Dança; Música; Musicalização no processo ensino/aprendizagem; Leitura verbal e não verbal; tecnologias digitais; ludicidade. Tendo como foco a Educação Infantil os workshops estarão pautados no desenvolvimento infantil-cognitivo, sensorial, sócio emocional, motor e linguístico.

Os participantes poderão se inscrever em todas as palestras e em dois workshops de quatro horas cada um, aquele que corresponder aos seus anseios, ou que vier a acrescentar na sua atuação como docente.Com vistas a proporcionar um trabalho mais dinâmico nos workshops, será abrangido o campo das linguagens oferecidas como plano de fundo motivado pelas obras de artistas modernistas brasileiros que se destacam por suas obras já presentes em diversos livros didáticos. 

PROGRAMAÇÃO:

 

Data/horário

Título da Palestra

Nome Ministrante e Titulação

Carga horária

20/07/2017

08h00min às 08 h30min

Credenciamento dos participantes

Professores

 

4h/a

20/07/2017

08 h30min às 08h45min

Abertura do evento com mesa de autoridades

Autoridades, professores, acadêmicos

15 min

20/07/2017

9h às 10h30min

Palestra 1:

“ÉTICA, ESTÉTICA E AFETO NA EDUCAÇÃO PELA INFÂNCIA: FIOS QUE TECEM A SENSIBILIDADE”

Palestrante: Silvia Sell Duarte Pillotto

SINOPSE: A Palestra vai tratar de uma educação em arte, que valoriza a existência plena do ser humano e portanto, a sensibilidade nesse viés torna-se imprescindível na educação para que as crianças possam experienciar e compreender o contexto sócio/cultural. Possibilita também a apreensão da realidade pela sensibilidade, quando o conhecimento não é apenas resultado da atividade intelectual, mas sobretudo, da imaginação, da intuição, da imaginação e da fruição, que contribuem para a construção de sujeitos críticos, criativos e sensíveis. O afeto nesses fios que se tramam é um mapa do que acontece nas relações entre criança e professor, transmutado em valor para a vida pessoal e social. Esse mapa é composto por experiências vividas no cotidiano, imprimindo pontuações importantes nos processos educativos e na ação pedagógica.

MINI-CURRÍCULO: Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança ? IEC na Universidade do Minho ? UMINHO, Braga/Portugal. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Educação (Currículo ? Arte/Educação) pela Universidade do Paraná ? UFPR. Especialista   em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná ? FAP. Graduada Em Educação Artística (Artes Plásticas) pela Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC. Professora/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação ? Mestrado em Educação e nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville ? UNIVILLE. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação ? NUPAE. Avaliadora do INEP, possui experiência nas seguintes áreas: arte/educação; Artes; Infância; Currículo; Avaliação e Gestão, com vários livros e periódicos publicados.

 

1h30 min

 

10h30min às 10h 50min

Intervalo

 

 

20/07/2017

10h50min às 11h40min

Palestra 2:  

EDUCAÇÃO INFANTIL E A TRANSIÇÃO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PRIMEIROS OLHARES E APROXIMAÇÕES.

Palestrante: Rosana Cristina Kohls

 Sinopse: A primeira versão da Base Nacional Comum Curricular exposta com objetivo de consulta pública ocorreu em 2015/2016. Porém, os movimentos de aproximação e análise da mesma ainda são tímidos e desconexos.  Faz-se necessário que os educadores conheçam seus princípios e fundamentos para que a mesma se constitua como possibilidade para se pensar democraticamente currículos que, de fato, garantam um percurso formativo coerente e significativo, especialmente a Infância. Neste sentido, compreender o que este documento preconiza para a Educação Infantil é, de extrema importância, para ações conscientes e responsáveis na formação das novas gerações.

Curriculun: Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade Luterana do Brasil; Graduação em Geo grafia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; Graduação em Pedagogia pela Universidade do Contestado ; Pós Graduação em História Econômica Contemporânea pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ouro Fino - MG; Mestrado em Educação pela Universidade do Contestado/Unicamp , Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo - RS ( 2015). Atualmente é professor titular da Disciplina de Filosofia e Coordenadora de Educação Básica da Universidade do Contestado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Capitalismo, Formação Escolar, Conhecimento e Conhecimento Científico, Formação de Professores e Ensino Superior.

1h30min

 

 

21/06/2017

8h00min às 9h30min

Palestra 03

A IMPORTANCIA DA ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palestrante: João Angelo de Lima Bassani

Sinopse:

A importância da estimulação essencial (precoce) como abordagem precursora ao processo da educação infantil.

A influência do desenvolvimento infantil, destacando a estimulação essencial (precoce) como intervenção fundamental no processo de desenvolvimento das crianças.

O desenvolvimento global da criança destacando a relevância da estimulação essencial (precoce) com foco educacional na atuação de professoras para a prevenção de desvios, ressaltando os aspectos biopsicossociais e o envolvimento da família.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1986) e Licenciatura em Psicologia. Mestre em Psicopedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2004). É professor da Universidade do Contestado, nas disciplinas de psicologia do desenvolvimento, psicologia da aprendizagem, psicologia escolar, psicoterapia clinica na abordagem humanista (ACP) e psicoterapia infantil.

 

1h30min

 

 

9h30min às 10h00min

INTERVALO

 

 

10h00min às 11h30min

Palestra 4:

Palestra musical: CUIDANDO DE QUEM CUIDA!

Palestrante: Daniel Petreça  

Sinopse:

A palestra musical aborda situações de estilo de vida saudável com trechos de músicas  executadas ao vivo pelo palestrante. A música parece ser uma forma direta de comunicação emocional, podendo ter um papel fundamental na mudança de comportamento  para uma vida mais feliz e saudável.. A palestra já foi ministrada para mais de 30.000 pessoas em mais de 28 cidades.

 

 

Daniel Rogério Petreça

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade do Contestado - Campus Mafra (2004). Tem Especialização em Personal Trainer pela Universidade Federal do Paraná (2006), Mestrado em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017). Possui certificação em antropometria ISAK, Nível 3. Tem atuação como professor da Fundação Universidade do Contestado - Campus Mafra, no curso de Educação Física ministrando as disciplinas de: Medidas e avaliação em Educação Física, Cineantropometria, Administração, Atividade física na promoção da Saúde, Atividade Física para Grupos Especiais, Musculação, Ética Profissional. É componente do Núcleo de Educação Física e Núcleo de Pesquisa em Ciências da Saúde e Meio Ambiente. Sócio proprietário da empresa CorpoRativo, o qual desenvolve programas de promoção da saúde além de palestras motivacionais baseadas no estilo de vida. Tem experiência na área de Educação Física atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, atividade física, terceira idade, estilo de vida, antropometria e exercício físico.

1h30min

 

 

20/07/2017 e 21/07/2017

13h00min às 17h00min

Workshop 01:

“TEATRO: O FAZ DE CONTA REVELANDO SENTIMENTOS E EMOÇÕES.”

Ministrante: Angela Bauer Vecchiatti

 

Sinopse:

O desenvolvimento da criatividade, a transmissão de sentimentos e emoções são inerentes à sensibilidade da criança. Através do teatro o aluno se torna mais criativo e sensível. A criança já possuiu a capacidade da teatralidade nos jogos do faz de conta. Na escola, ela precisa ser estimulada para desenvolver essa habilidade. Serão trabalhados exercícios de improviso, oralidade, expressão corporal e jogos de faz de conta, todos objetivando o processo de construção de uma peça de teatro na escola.

Currículo: formada em Artes Visuais pela UnC. Pós-graduada em Arte Educação UnC/Mafra. Pós- graduada em gestão escolar UnC/Mafra.                         Professora de teatro. Professora de arte. Professora de História da Arte -UnC/Rio Negrinho.

 

20/07/2017

13h00min às 17h00min

Workshop02:

“EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS NA EDUCAÇÃO PELA INFÂNCIA”

Ministrante: Silvia Sell Duarte Pillotto

Sinopse: Se quisermos ampliar as experiências culturais e estéticas das crianças, é preciso fornecer a elas uma base sólida para que potencializem a sua capacidade criadora. Essa base consiste num conjunto que envolve materiais, suportes, espaços, saberes, sentidos. Nesses fios que tecem os afetos, as linguagens e expressões da arte estão presentes nas ações corporais, visuais, sonoras, envoltas em lugares de saberes e experiências sensíveis.

( SÓ NO DIA 20/07)

Currículo: Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança ? IEC na Universidade do Minho ? UMINHO, Braga/Portugal. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Educação (Currículo ? Arte/Educação) pela Universidade do Paraná ? UFPR. Especialista   em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná ? FAP. Graduada Em Educação Artística (Artes Plásticas) pela Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC. Professora/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação ? Mestrado em Educação e nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville ? UNIVILLE. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação ? NUPAE. Avaliadora do INEP, possui experiência nas seguintes áreas: arte/educação; Artes; Infância; Currículo; Avaliação e Gestão, com vários livros e periódicos publicados.

MATERIAL: jornais, fita crepe, grampeador, cola colorida e branca ou transparente, papel cartão preto, tesouras, canetões coloridos, carvão, giz colorido.

 

21/07/2017

13h00min às 17h00min

Workshop 03:

A PERCEPÇÃO VISUAL ATRAVÉS DO DESENHO DE OBSERVAÇÃO

Ministrante: Raquel  Zanelatto

Sinopse: O desenho pode ser definido como a interpretação de qualquer realidade, visual, emocional, intelectual, ou outra, através da representação gráfica. Será trabalhado a proporção, luz e sombra e a  relação figura e fundo. O desenho de observação é sobretudo um meio para se adquirir o domínio sobre os fundamentos do desenho (que não são regras), sobre a percepção visual e sobre o espaço no qual se desenvolve, seja ela bi ou tridimensional.

 

Currículo: Possui graduação em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1992). Atualmente é professor titular da Universidade do Contestado. Chefe de Divisão do Departamento Cultura . Prefeitura Municipal de Itaiópolis. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas e Projetos Culturais. Conhecimento técnico em restauração e conservação com ênfase em pintura mural.

 

 

MATERIAIS:

papel canson A4, lápis 6B, lápis preto, borracha

20/07/2017 e 21/07/2017

13h00min às 17h00min

Workshop 04:

“ARTE-EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA: UMA BUSCA CONSTANTE POR CRIATIVIDADE, SENSIBILIDADE E EMOÇÃO”

Ministrante: Flavia Onofre.

Sinopse:

Estar em sala de aula é sempre um desafio, é como estar continuamente em busca de suas potencialidades e sendo flexível aos acontecimentos do cotidiano. Esse desafio só aumenta quando estamos rodeados por crianças que, juntamente conosco, formam sua personalidade ao mesmo tempo em que descobrem a si mesmos e o mundo que as rodeiam. Entenderemos como a arte é essencial para esse descobrimento, proporcionando reflexão e sensibilidade, capacidade crítica e criativa tanto do aluno como do professor. Através de estudos e atividades práticas, exploraremos a intuição, criação, percepção, emoção e afeto através da arte, tornando-nos aquilo que realmente somos: seres sensíveis, seres humanos.

Currículo: Graduada em Artes Visuais pela UnC/Canoinhas

Pós-Graduada em Metodologia do ensino das artes pela Uninter.

Compôs a Comissão Local avaliadora do XVI Prêmio Arte na Escola Cidadã.

Trabalha como professora de arte na rede pública e particular de ensino(Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II).

 

 

 MATERIAS;

1 folha de canson A4 branca, 1 folha de acetato transparente (retroprojetor ou capas de encadernação, pode ser usada), tintas coloridas (acrílica ou/e guache), pinceis, caneta premanente preta, lápis, borracha.

20/07/2017 e 21/07/2017

13h00min às 17h00min

Workshop 05:

“PERCUSSÃO CORPORAL, BRINCADEIRAS DE RODA E JOGOS DE MÃO COMO PRÁTICA MUSICAL EM SALA DE AULA”

Ministrante: Evandro Afonso Rodrigues

Sinópse: Música pode ser brincadeira? A oficina “Percussão corporal, Brincadeiras de Roda e Jogos de Mão como prática musical em sala de aula” busca desenvolver o fazer musical em diversos níveis da educação básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, trabalhando atividades com conteúdo lúdico musical e interdisciplinar. Pensar e repensar o corpo como instrumento musical através da percussão corporal e a utilização de brincadeiras de roda e jogos de mão afim de repensar a brincadeira em sala de aula. A participação nesta oficina não requer conhecimento musical prévio.

Currículo: Graduado em Licenciatura em Música pela PUCPR, pós graduando do curso Metodologia do Ensino da Arte ? Faculdade Dom Bosco e pós graduando do curso Antropologia Cultural ? PUCPR. Atualmente trabalha com Musicalização Infantil, com o ensino de Arte na Educação Básica e também é Tutor na Universidade Norte do Paraná ? UNOPAR.

 

20/07/2017 e 21/07/2017

13h00min às 17h00min

Workshop 06:

MEUS PRIMEIROS ACORDES

Ministrante: Yasushi Yamasaki

Sinopse: -Contextualização das letras do repertório. Leituras para montar os acordes. Levadas rítmicas. Exercícios rítmicos. Postura da voz

 

Currículo: Licenciatura em Musica. Licenciatura em Artes Visuais. Pós- graduação  em Arte educação. Mestrando  Desenvolvimento Regional. Professor Curso Pedagogia UnC-Canoinhas. Professor Curso Licenciatura em Música UnC-Porto União. Professor Colégio Realização UnC-Canoinhas. Ministrante do projeto “Pedagogia Cantando”. UnC-Canoinhas. Ministrante do Projeto “Educando com Arte”. UnC-Canoinhas.

Material: violão ,canetas coloridas, papel A4

 

 

Workshop 07:

MUSICALIZAÇÃO PARA A INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS, PAISAGENS SONORAS E APRENDIZAGENS”

Ministrante: Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon (UNIVILLE)

Sinopse: No workshop, a proposta é apresentar conceitos de musicalização voltado para a infância, propondo atividades práticas que interliguem a música popular para as crianças e a escuta musical, além dos participantes cantarem e tocarem instrumentos de percussão. O ambiente sonoro trará a paisagem sonora, a qual propiciará a condução do conceito e das atividades, gerando experiências para o momento da oficina. O efeito após o processo será nosso resultado: uma apresentação dos grupos entre si.

 

Curriculo: Mestra em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Especialista em Fundamentos do Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Graduada em Educação Artística ? Habilitação Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Diretora pedagógica do Conservatório Belas Artes de Joinville. Coordenadora da Região Sul do Programa Sopro Novo - Musicalização através da Flauta Doce - Yamaha Música do Brasil.   Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE/UNIVILLE). 

 

Material: folhas A4, lápis de cor e/ou giz de cera, fita crepe. Pedir aos participantes par trazer: caneta, molho de chave e algum objeto da sua cozinha.

20/07/2017 e 21/07/2017

13h00min às 17h00min

Workshop 08:

EIXOS ESTRUTURANTES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE CONSIDERE AS ARTES E A CULTURA COMO ELEMENTOS IMPORTANTES NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO, NA INFÂNCIA.

Ministrante: Rosana Kohls

Sinopse: O professor, a infância e a formação: Elementos que se interligam na dinâmica cotidiana das práticas pedagógicas e que interferem decisivamente na constituição do ser humano.  Perceber as dinâmicas do mundo considerando a diversidade e a integralidade do sujeito desde a infância é uma necessidade, uma responsabilidade e um compromisso assumido por todos aqueles que desejam contribuir com uma educação plena de sentidos. Portanto, é necessário analisar de forma prática e lúdica as possibilidades que as artes e a cultura oferecem ao perpassar todos os eixos estruturantes das práticas pedagógicas, conforme aponta a Base Nacional Curricular Comum, para a construção de currículos interessantes, coerentes e cheios de significado.

 

 

 

20/07/2017 e 21/07/2017

13h00min às 17h00min

Workshop 09

APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO MOTOR

Ministrante: Diovana Abreu Sartori

Sinopse:  Capacitar profissionais da educação  na identificação dos grupos de risco (neurológico e social) no ensino regular e especial, viabilizando possibilidades de avaliação contínua ( posterior intervenção motora), para assim garantir diagnósticos precoces e intervenções de equipe multidisciplinar . A avaliação é importante para desenvolver as áreas motoras de menor desempenho da criança e consequentemente elevar a sua capacidade cognitiva (aprendizado), desempenho escolar e social. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- O desenvolvimento psicomotor

  - Fases do desenvolvimento motor

  - A importância das habilidades motoras para a aprendizagem

  - O papel da Ludicidade na sala de aula

  - Princípios pedagógicos da psicomotricidade

  -A criança com Atraso Motor X A criança com patologia neurológica

 

É graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde de Joinville (1998), pós graduada em Ciências do Movimento Humano (2001). Professora da Universidade do Contestado Campus Mafra ( UnC/Mafra) desde 2004; Supervisora de Estágio Obrigatório na área de Fisioterapia Neurofuncional Infantil da Universidade do Contestado Campus Mafra ( UnC/Mafra) desde 2007; Professora - CAPES/PARFOR no curso de Educação Especial (desde 2011); Ministrante do curso de Desenvolvimento Motor para professores do Ensino Infantil e Fundamental; Docente em Pós graduações nos cursos de Fisioterapia e Educação Física; Palestrante Motivacional; Palestrante na Área Fisioterapêutica; Experiência em Fisioterapia Neurofuncional Infantil e Fisioterapia Aquática. 

 

 

20/07/2017 e 21/07/2017

13h00min às 17h00min

Workshop 10:

 O DESPERTAR DO OLHAR CRIATIVO NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA 

Ministrante: Heloana Terpan

Sinopse: Propor o desenvolvimento do processo criativo com ênfase na exploração , representação e contextualização da imagem através de cores e formas , a partir do despertar do olhar para a produção artística .

MINI-CURRICULO: possui graduação em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992) e Especialização em Arte- Educação pela UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é professora nos cursos de Artes Visuais e Design na UnC- Universidade do Contestado . Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes linguagens artísticas: desenho e pintura com enfoque na arte contemporânea

Material: Sulfite, lapis, tela ou porta retrato (novo ou usado)  para pintura aprox. 20x20 cm., caneta de pintura da acrilex coloridas, papel canson e tintas coloridas.

20/07/2017 e 21/07/2017

13h00min às 17h00min

Workshop 11: OFICINA DE ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL

Ministrante: João Angelo Bassani

- Incentivar o processo de aprendizagem utilizando situações cotidianas, aplicáveis e objetos ao nosso redor através de um método dinâmico e de interesse das crianças.

- levar a criança ao reconhecimento do espaço do lúdico e estimular a criatividade nas mesmas

- capacitar profissionais da área e demais interessados para atuar no acompanhamento clinico e terapêutico de crianças que necessitem de algum tipo de estimulação para seu melhor desenvolvimento possível.

 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1986) e Licenciatura em Psicologia. Mestre em Psicopedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2004). É professor da Universidade do Contestado, nas disciplinas de psicologia do desenvolvimento, psicologia da aprendizagem, psicologia escolar, psicoterapia clinica na abordagem humanista (ACP) e psicoterapia infantil.

 

 

20/07/2017 e 21/07/2017

13h00min às 17h00min

Workshop 12

Os brinquedos e as brincadeiras na estimulação da atenção e da concentração da criança

Ministrante: Vera Lúcia Stoeberl

Sinopse:

Os brinquedos e as brincadeiras são atividades que interessam e exigem atenção e concentração. Por meio deles, as crianças conseguem criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, desenvolver a autoconfiança, a autonomia, todos os tipos de linguagem, enfim, aprender.

Na oficina proposta serão desenvolvidas brincadeiras e construídos brinquedos com o objetivo de vivenciar, criar e refletir sobre a importância destas atividades na escola e sobre a relação que a criança estabelece com o objeto, com as outras crianças e com o professor(a).

 

Graduada em Pedagogia pela UnC/Mafra

Pós-Graduada em Pedagogia UnC/Mafra

Pós-Graduanda em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco

Professora aposentada tendo desenvolvido as seguintes atividades:

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental nos Municípios de Rio Negro e Mafra

Coordenadora de atividades de reforço escolar no Município de Mafra

Trabalho com avaliação Pedagógica no Município de Mafra

Coordenação Pedagógica

 

 

 

Workshop13: 

DESVELANDO EXPERIÊNCIAS COM A MODELAGEM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL”

Ministrante: Eliana Stamm

SINOPSE: a oficina tratará da importância da modelagem no desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo, perceptivo e estético da criança por meio de atividades vivenciais de sensibilização e de exploração da argila, descobrindo suas possibilidades educativas e expressivas. Experenciar a argila como material plástico, flexível, capaz de expressar os processos criativos, conhecendo as técnicas básicas e ferramentas.

MINI CURRÍCULO: Pós-Graduação (Especialização) em “A Prática Social da Arte” pela UFP e UNIVILLE. Graduação em Jornalismo pela UFPR. Professora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais ? Univille. Artista ceramista. Sócia fundadora da Escola Infantil Aldeia do Sol, atuando nesta Instituição como professora de cerâmica na educação infantil e integral. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - UNIVILLE

 

 

 

 

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20

MATERIAL: 02 k. de argila por participante (comprar de oleiro); papel kraft ou tecidos para forrar a mesa; retalhos de renda usadas ou tecidos com texturas;

Ferramentas:  colheres, garfos, esponja de louça já usada, sacolas plásticas recicláveis (02 a 03 para cada pessoa); palitos de picolé e de churrasco; fio de nylon médio (2 metros no total); potes plásticos de sorvete recicláveis (02 a 03 no total), potes pequenos (05 no total), algumas escovas de dentes descartadas para uso (se conseguir). Para higiene das mãos: (material individual) escovinha para unhas, sabonete, toalhas e creme para as mãos.

 

 

Workshop14:

   “CADERNO DE EXPERIÊNCIA: UMA REFLEXÃO PELO SENSÍVEL”

Ministrante: Carla Clauber da Silva

SINOPSE: O caderno de experiência é uma produção criativa que dialoga com o processo de ensino e aprendizagem da criança conectando arte e a educação.  É um recurso que oferece possibilidade de reflexão e de criação valorizando o percurso da criança. 

.

 

 

MINI-CURRÍCULO: Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Pedagoga pela Associação Catarinense de Ensino. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Joinville e Coordenadora da Escola de Artes da Casa da Cultura FRJ. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação de professores, práticas educativas e fracasso escolar. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE/UNIVILLE). E-mail carlaclauber@hotmail.com 

 

MATERIAL: papel craft, fita crepe e canetões.

 

Workshop14:

Cartões em Pop-up e recortes simétricos

 

Sinopse: Aprenda a elaborar cartões em 3D e confeccionar painéis de forma rápida usando recortes simétricos.

 

Professora: Veronica Leal Ferreira

Formação: Artes Visuais ? UNC de Canoinhas-Sc.

                   Letras ? UNC de Mafra-Sc.

Pós-graduação: Arte?Educação e Arte terapia.

 

Materiais: Papéis cartão em várias cores, papéis dupla face em várias cores na quantidade suficiente para os inscritos, folhas sulfite, tesouras, cola, régua, lápis e borracha.

Algumas revistas e figurinhas. As alunas que tiverem lápis de cor, canetinhas e colas gliter, podem trazer para dar acabamento aos cartões.

 

Workshop14:

Histórias em Quadrinhos, enriquecimento escolar por meio de imagens e representações semióticas.

Sinopse: Palavras e imagens juntos, podem ensinar de forma mais eficiente. Histórias em Quadrinhos (HQ) possibilitam enriquecimento de comunicação, vocabulário, hábito de leitura, bem como, estimulam leitura de imagem.

Na oficina proposta serão apresentadas atividades apreciação, reflexão, verbalização e ressignificação de produções artísticas. E, ainda,  busca de significados em imagens e representações semióticas, voltadas à leitura de imagens de HQ. Tais ativdades preconizarão diversificadas áreas de conhecimento, ligadas à Artes visuais, Movimento, Natureza e sociedade e, Matemática.

 

 

Simone Semmer

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná ? UTFPR

Licenciada em Ciências pela Universidade do Contestado - UnC

Licenciada em Matemática pela Universidade do Contestado ? UnC

Bacharel e Licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Contestado ? UnC

Especialista em Matemática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR

Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR

Especialista em Arte: Educação e Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA

35 anos de docência em sala de aula, da Educação Infantil ao Ensino Superior

 

 

 

Local: UnC Mafra

Data: 20/07/2017 Horário: 08:00 até 21/07/2017 Horário: 17:00

Período de Inscrição: 04/07/2017 Horário: 00:00 até 21/07/2017 Horário: 23:59

Valor do Investimento:R$ 50,00

Informações: Equipe Acadêmica (47) 3641-5527