PROLER- A leitura na escola: vivências multiculturais

A formação continuada do professor em exercício pode fomentar novas e outras performances e práticas pedagógicas que se orientem pelas discussões empreendidas. O objetivo da formação em leitura PROLER-A leitura na escola: vivências multiculturais é ampliar as possibilidades de incentivo à leitura a fim de contribuir para articulações que se orientem no sentido de possibilitar movimentos de leitura na escola e na comunidade. A formação continuada: A leitura na escola (3ª edição)  trata, então,  de assessoria e formação em serviço para implementação de projetos de leitura nas escolas públicas da região. Por isso a intenção do subprojeto do PROLER: A leitura na escola é desenvolver a prática reflexiva sobre a leitura na escola e também projetos de incentivo à leitura que possam ser desenvolvidos pelos orientadores de leitura ou responsáveis pelas bibliotecas escolares. Os encontros serão mensais, totalizando quarenta horas, sempre na perspectiva da teoria e da prática, visto que os cursistas desenvolverão e aplicarão projeto no local onde trabalham. As atividades de fomento à leitura incluem a participação no V Concurso de Poesia, atividade de docência na prática da escritura de poemas com alunos da educação básica.  A finalização da formação ainda inclui a participarão do  II Encontro do Diário do Leitor que inclui a presença de professores e alunos que desenvolvem a prática de registro de leitura fruição

 

 

Data/horário

Título da Palestra

Nome Ministrante e Titulação

Carga

horária

junho

Palestra: As leituras e a construção do sujeito

Diários de leituras

Katia Cristina Schuhmann Zilio

Lígia da Silva Martins

Colaboradora:

Ms Ana Paula Della Giustina

4h

julho

Projeto de leitura na comunidade: uma prática educativa Projeção de leituras na comunidade

 

Katia Cristina Schuhmann Zilio

Lígia da Silva Martins

6h

Agosto

 

Práticas de leitura e a experiência da comunidade

Análise fílmica com base na Análise do Discurso

Katia Cristina Schuhmann Zilio

Lígia da Silva Martins

 

4h

Setembro

V Concurso de Poesia

Atividade de docência na prática da escritura de poemas com alunos da educação básica.

Katia Cristina Schuhmann Zílio

Lígia da Silva Martins

 

6h

Setembro

 

A materialidade fílmica e o discurso da arte e Filmes e documentários: espaço de leituras diversas

Katia Cristina Schuhmann Zilio

Lígia da Silva Martins

Colaboradora: Nádia Neckel

4h

Outubro

 

 O desafio da docência na (pós) modernidade:

Preparação do II Encontro do Diário do Leitor

Katia Cristina Schuhmann Zilio

Lígia da Silva Martins

4h

       novembro

    Organização do II Encontro Diário do Leitor

Socialização dos trabalhos realizados nas experiências de docência e de leitura em comunidade 

Todos

8h

novembro

Finalização dos trabalhos

Divulgação de resultado do V Concurso de Poesia

 

Todos

4h

 

TOTAL

 

40


Local: Universidade do Contestado

Data: 28/06/2017 Horário: 19:00 até 30/11/2017 Horário: 22:30

Período de Inscrição: 28/06/2017 Horário: 08:00 até 30/11/2017 Horário: 23:59

Mais Informações: 3245-4100

Inscrições Encerradas