PROLER- A leitura na escola: vivências multiculturais
A formação continuada do professor em exercício pode fomentar novas e outras performances e práticas pedagógicas que se orientem pelas discussões empreendidas. O objetivo da formação em leitura PROLER-A leitura na escola: vivências multiculturais é ampliar as possibilidades de incentivo à leitura a fim de contribuir para articulações que se orientem no sentido de possibilitar movimentos de leitura na escola e na comunidade. A formação continuada: A leitura na escola (3ª edição) trata, então, de assessoria e formação em serviço para implementação de projetos de leitura nas escolas públicas da região. Por isso a intenção do subprojeto do PROLER: A leitura na escola é desenvolver a prática reflexiva sobre a leitura na escola e também projetos de incentivo à leitura que possam ser desenvolvidos pelos orientadores de leitura ou responsáveis pelas bibliotecas escolares. Os encontros serão mensais, totalizando quarenta horas, sempre na perspectiva da teoria e da prática, visto que os cursistas desenvolverão e aplicarão projeto no local onde trabalham. As atividades de fomento à leitura incluem a participação no V Concurso de Poesia, atividade de docência na prática da escritura de poemas com alunos da educação básica. A finalização da formação ainda inclui a participarão do II Encontro do Diário do Leitor que inclui a presença de professores e alunos que desenvolvem a prática de registro de leitura fruição
Data/horário |
Título da Palestra |
Nome Ministrante e Titulação |
Carga horária |
junho |
Palestra: As leituras e a construção do sujeito Diários de leituras |
Katia Cristina Schuhmann Zilio Lígia da Silva Martins Colaboradora: Ms Ana Paula Della Giustina |
4h |
julho |
Projeto de leitura na comunidade: uma prática educativa Projeção de leituras na comunidade
|
Katia Cristina Schuhmann Zilio Lígia da Silva Martins |
6h |
Agosto |
Práticas de leitura e a experiência da comunidade Análise fílmica com base na Análise do Discurso |
Katia Cristina Schuhmann Zilio Lígia da Silva Martins
|
4h |
Setembro |
V Concurso de Poesia Atividade de docência na prática da escritura de poemas com alunos da educação básica. |
Katia Cristina Schuhmann Zílio Lígia da Silva Martins
|
6h |
Setembro |
A materialidade fílmica e o discurso da arte e Filmes e documentários: espaço de leituras diversas |
Katia Cristina Schuhmann Zilio Lígia da Silva Martins Colaboradora: Nádia Neckel |
4h |
Outubro |
O desafio da docência na (pós) modernidade: Preparação do II Encontro do Diário do Leitor |
Katia Cristina Schuhmann Zilio Lígia da Silva Martins |
4h |
novembro |
Organização do II Encontro Diário do Leitor Socialização dos trabalhos realizados nas experiências de docência e de leitura em comunidade |
Todos |
8h |
novembro |
Finalização dos trabalhos Divulgação de resultado do V Concurso de Poesia
|
Todos |
4h |
|
TOTAL |
|
40 |