Valorizar e Incentivar a Doação de Leite Materno

Valorizar e Incentivar a Doação de Leite Materno

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano. Os objetivos da celebração, realizada em todo o país, são: estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros.

A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004. Anualmente, o Ministério da Saúde, em parceria com da Rede de Banco de Leite Humano do Brasil (rBLH-BR) em parceria com a Rede Fiocruz, produz e distribui material de divulgação por todo o Brasil. Alguns estados possuem também campanhas próprias e grande parte dos bancos de leite humano celebram a data com eventos.

O leite materno é o melhor alimento para os bebês porque contém nutrientes e anticorpos essenciais para o seu desenvolvimento, além de proteger de alergias e doenças durante a infância e na idade adulta. Por isso, a importância da alimentação exclusiva com leite humano até os seis meses, principalmente em casos de recém nascidos prematuros internados em Unidades de Cuidados Intensivos que, por sua própria condição, não conseguem sugar direto do seio de suas mães.

 

A data comemorativa foi instituída em dezembro de 2015, com a Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015. Nela, além do Dia Nacional foi criada também a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada na semana que incluir o dia 19 de maio. Anteriormente, o Dia Nacional era celebrado em 1 0 de outubro data instituída pela portaria Nº 1.893 de 2 de outubro de 2003. A mudança se deu para alinhar a data em todos os países integrantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH).

 

Em alusão e apoio a importante causa justificada por evidências e as práticas vivenciadas, é prudente engajar a causa, como Instituição de Ensino e levar a comunidade a manifestação de apoio e encorajamento das mães lactantes a doação de leite materno. Será levado a abordagem de rua com entrega de folders e orientação, junto a Maternidade Dona Catarina Kuss, que possui seu Banco de Leite Humano há mais de 30 anos, que desenvolve a função de recebimento, processamento e distribuição de leite materno pasteurizado para o suprimento dos bebês da UTI neonatal, a causa é nobre e benéfica para os bebês.

 

Todos os anos a Rede Fiocruz, faz campanhas de elaboração de frases entre as RBLH, para ser usada no dia da doação de leite, este ano foi contemplada com a seguinte frase: Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho, doe leite materno.

PROGRAMAÇÃO DE DATAS/HORÁRIOS/TEMAS/MINISTRANTES/CARGA HORÁRIA

Data/horário

Título da Palestra

Nome Ministrante e Titulação

Carga horária

20/05/2023

9h. às 11h30min.

Doação de leite Materno

- Anair Andreia Nassif;

- Mariléia Ap. S. Szczerbowski;

- Acadêmicos da 5ª, 7ª e 9ª fases

2h30min.

 


Local: Praça Hercílio Luz - Alto de Mafra

Data: 20/05/2023 Horário: 09:00 até 20/05/2023 Horário: 12:00

Período de Inscrição: 18/05/2023 Horário: 14:20 até 19/05/2023 Horário: 20:00

Inscrições Encerradas