AS TRÊS GERAÇÕES FOTOVOLTAICAS NA ENGENHARIA E ARQUITETURA

AS TRÊS GERAÇÕES FOTOVOLTAICAS NA ENGENHARIA E ARQUITETURA 

A energia elétrica é de suma importância para o desenvolvimento tecnológico, sendo esta essencial para todos os setores da sociedade moderna. É permitido, por meio desta, o desenvolvimento da infraestrutura necessária para produção e manutenção de itens ligados à segurança, serviços, alimentação, conforto ambiental. Considerando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mas especificamente o 7 ODS: Energia acessível e limpa, o qual busca garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos. E mais especificamente em sua meta 7.2, tem como finalidade, até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global.

Entre as fontes de energias renováveis as tecnologias fotovoltaicas passam a desenvolver um papel fundamental na matriz energética. Estas tecnologias têm sido integradas na construção civil e desempenham importante contribuição na produção de energia elétrica na construção (SINHA et al., 2021) e aumentando o conforto térmico e acústico no ambiente (N?STASE et al., 2016).

Este projeto foi desenvolvido para inserir a curricularização da extensão na disciplina de tecnologias sustentáveis aplicada à engenharia, considerando a relevância das tecnologias e a necessidade de disseminação faz novas tecnologias na construção civil. As atividades serão desenvolvidas em formato de oficina e tem como foco proporcionar aos participantes conhecimentos técnicos, científicos e tecnológicos para aplicação em projetos de Engenharia e Arquitetura.

A Oficina será desenvolvida nos dois Campus da UNC (Concórdia e Mafra) onde a disciplina será ofertada. Em Concórdia irá ocorrer nos dias 19 e 20 de maio, já em Mafra será desenvolvida nos dias 30 de junho e 01 de julho. A programação é a mesma para os dois Campus: (1)     Contextualização sobre: ?O que são e como funcionam as tecnologias de primeira, segunda e terceira geração fotovoltaica??; (2) Atividades práticas: (2.1) Entendimento do efeito fotovoltaico e mensuração das grandezas elétricas básicas e (2.2) Simulação para a aplicação das tecnologias e fachadas envidraçadas de um edifício; (3) Promover um brainstorming sobre as atividades desenvolvidas e como estas podem ser melhor difundidas na região.

 

PROGRAMAÇÃO DE DATAS/HORÁRIOS/TEMAS/MINISTRANTES/CARGA HORÁRIA

Data/horário

Título da Palestra

Nome Ministrante e Titulação

Carga horária

23/06/2023 (19h. às 22h.) (Concórdia)

1ª Geração: Tecnologia fotovoltaica convencional

Marcos Paulo Hirth

3h.

24/06/2023 (9h. às 12h.) (Concórdia)

2ª e 3ª Geração: Tecnologia fotovoltaica para fachadas envidraçadas

Mari Aurora Favero Reis

3h.

 

 


Local: Associação de Engenheiros/UNC

Data: 23/06/2023 Horário: 19:00 até 24/06/2023 Horário: 12:00

Período de Inscrição: 20/04/2023 Horário: 14:30 até 20/06/2023 Horário: 23:59

Inscrições Encerradas