EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: Impactos e oportunidades - Uma troca de conhecimento entre Academia e Empresa.

O presente projeto, de iniciativa dos Cursos de Administração e Engenharia de Software da UNC de Curitibanos, é o primeiro de um modelo que visa aproximar a Universidade, não só da sociedade, mas também do setor empresarial, estimulando a produção de conhecimento interdisciplinar, bem como a troca de experiencias buscando formar cidadãos comprometidos com a transformação social, além de contribuir para sua formação acadêmica.  

Objetiva-se discutir, pesquisar, observar e formar conceitos sobre Inovação, empreendedorismo e tecnologia no âmbito dos cursos de administração e engenharia de Software a partir de palestras teóricas e de apresentação de cases da empresa participante.    

Para isso, o evento consistirá em uma troca de conhecimentos e experiências a serem abordados pela Direção da UNC de Curitibanos; a Coordenação dos cursos de Administração e Engenharia de Software e seus respectivos acadêmicos da UNC de Curitibanos, bem como funcionários (engenheiros, administradores e psicólogos) da empresa Mendes Máquinas Ltda.  

Serão abordados temas como empreendedorismo, inovação, tecnologia e formação de competências para atuação nas empresas de um modo geral e em outras de ramo similar, que atuem com inovação e tecnologia;   

O evento ainda consistirá em visita a ser efetuada no período contraturno pelos professores e acadêmicos à referida empresa Mendes Máquinas Ltda, de Curitibanos, com o objetivo de observar e conhecer na prática de como a inovação e a tecnologia tem impactado no avanço dos produtos lá produzidos e exportados ao Mundo.

Espera-se que com a visita in locu, os alunos possam apresentar uma visão mais completa sobre como a inovação e a tecnologia têm impulsionado a liderança da Mendes no mercado.   

Por fim, pretende-se que, ao final, os acadêmicos, em mesa redonda, possam apresentar aos seus pares, bem como à comunidade, como a inovação e tecnologia tem se expandido avançado em Curitibanos por meio desse caso em visita.  A mesa redonda será uma oportunidade para debater as ideias e descobertas dos grupos, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e a troca de conhecimentos entre os participantes.  

Importante mencionar que antes da visita técnica, os alunos serão organizados em grupos para analisar e pesquisar sobre temas específicos, bem como compartilharem suas observações e aprendizados na referida mesa redonda.

Os temas incluem estratégias de inovação e tecnologia; desenvolvimento de produtos e processos; análise da gestão de projetos e produção; gestão de pessoas e cultura organizacional; trajetória e adaptação da empresa; relação com clientes e fornecedores; internacionalização dos negócios e responsabilidade social e sustentabilidade.

O evento estará dividido nos seguintes momentos:

No dia 03/04/2023, o evento contará com palestra do Diretor do Campus da UNC de Curitibanos, Dr. Jeison Francisco de Medeiros e de Funcionários da Empresa Mendes. Ocorrerá no período noturno, no mesmo horário de aula, conforme cronograma abaixo estabelecido; Para este momento não haverá certificação.

 

No dia 06/04/2023, novamente o Evento contará com abordagem do Diretor do Campus e, após, funcionário da Mendes. Ocorrerá no período vespertino, portanto, no contraturno, conforme cronograma abaixo estabelecido. Para este momento haverá certificação.

   

No dia 16/05/2023, o Evento consistirá em visita à Empresa Mendes. Ocorrerá no período vespertino, portanto, no contraturno, conforme cronograma abaixo estabelecido. Para este momento haverá certificação.

 

No dia 31/05/2023, o evento contará com palestra da Psicóloga Débora Mendes Fabris, que ocorrerão no Campus da UNC de Curitibanos. Ocorrerá no período noturno, no mesmo horário de aula, conforme cronograma abaixo estabelecido; Para este momento não haverá certificação.

 

Por fim, no dia 19/06/2023, e evento consistirá em Mesa redonda que ocorrerá no Campus da UNC, promovido pelos Professores com respectivos acadêmicos. Ocorrerá no período noturno, no mesmo horário de aula, conforme cronograma abaixo estabelecido; Para este momento não haverá certificação.

 

O evento será voltado para os acadêmicos da UNC de um modo em geral, mas, de forma específica aos de administração e engenharia de software e contará com a presença de funcionários da empresa Mendes, cujo objetivo é sua integração com a UNC e maior conhecimento de seus Cursos. 

 

Pode-se dizer também que o presente PROJETO está alinhado a vários ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU), a saber: (a) ODS 4 ? Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.  

PROGRAMAÇÃO DE DATAS/HORÁRIOS/TEMAS/MINISTRANTES/CARGA HORÁRIA

 

 

Data/horário 

Título da Palestra

Nome Ministrante e Titulação

Carga horária

 

03/04/2023

 

19:00h às 19:30h

 

Abertura do evento: A importância do empreendedorismo e da inovação no mercado competitivo.

Dr. Jeison Francisco de Medeiros - Diretor da UNC

 

30:00

Minutos

03/04/2023

 

19:40h às 20:40h

 

 

 

 

21:00h às 

22:00h

 

 

Como se desenvolver uma ideia de Inovação e Tecnologia.

 

 

 

 Apresentação de projeto em andamento no programa Nascer, da FAPESC: Sistema autônomo para análise de serras de fitas para corte de madeira.

 

 

 

Alexandre Carboni

Engenheiro da Empresa Mendes Máquinas

 

Alexandre Carboni; Leandro Fabio e Lucas Santos. Engenheiros da Empresa Mendes Máquinas

 

 

 

 

 

 

1:00h

 

 

 

1:00h

 

06/04/2023

 

 

 13:30h às

15:30 h

Abertura 

 

 

 Seminário sobre Planejamento estratégico das empresas a partir da inovação e tecnologia

 

Dr. Jeison Francisco de Medeiros - abertura

 

André Mendes Fabris Engenheiro e Administrador na Mendes Máquinas 

15:00

Minutos

 

 

 

2:00h

16/05/2023

 

13:30h às

15:30h

 Visita in locu dos discentes e docentes dos Cursos de Administração e Engenharia de software na Empresa Mendes LTDA.

 

Responsáveis - Prof.

Rodrigo Zanetti e

Nilton Kazuo 

 

2:00h

 

31/05/2023

 

19:15h às

20:30h

Gestão de pessoas: O perfil do colaborador que buscamos - habilidades e competências para se destacar.

 

Débora Mendes Fabris Psicóloga na Empresa Mendes Máquinas

 

 

2:00h

 

 

19/06/2023

 

19:00h às

22:00h

 

 Mesa redonda com discussões e apresentações dos temas pesquisados.

 

 

 Responsáveis - Prof. Rodrigo Zanetti e

Nilton Kazuo - UNC

 

 

3:00h

 


Local: Campus Curitibanos Auditório da UNC e/ou Sala de aula na UNC; Empresa Mendes Máquinas.

Data: 03/04/2023 Horário: 19:15 até 19/06/2023 Horário: 22:00

Período de Inscrição: 03/04/2023 Horário: 13:00 até 05/04/2023 Horário: 23:59

Inscrições Encerradas