A prática pedagógica em Língua Portuguesa na Educação Básica
Este projeto se trata de uma atividade de extensão e articulação na qual os acadêmicos de letras entrarão em conto in loco com a prática pedagógica em Língua Portuguesa. As Escolas que farão parte deste estudo serão o Colégio Maria Imaculada de rede privada e E.E.B Casimiro de Abreu da rede pública, ambas localizadas no Município de Curitibanos/SC. A proposta é um trabalho de observação da prática pedagógica sob a ótica dos dois atores principais envolvidos nesse contexto: os professores de Língua Portuguesa e seus respectivos estudantes nas referidas escolas. A metodologia diz respeito a uma observação assistemática da prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa e uma entrevista semiestruturada com estudantes da série/ano em que ocorrerá a observação. Acredita-se que a pesquisa in loco pode servir de referência na aprendizagem da prática pedagógica dos acadêmicos do curso de Letras - Português, visto que aliar teoria e prática é um dos objetivos da disciplina de Didática e Fundamentos da Aprendizagem. É necessário que a pesquisa possibilite novos olhares para uma prática que insiste em demover sujeitos acerca de suas crenças, hábitos e aspectos teóricos apreendidos na academia.
1- Entender a didática da Língua Portuguesa a partir da prática;
2 - Observar a prática pedagógica in loco à luz das teorias estudadas;
3 - Conhecer a prática pedagógica do ensino da Língua Portuguesa na educação Básica (Anos finais e Ensino Médio).