DESVENDANDO A PESQUISA EM BASES DE DADOS: DICAS PRÁTICAS

Compreende-se que ler, pesquisar e buscar informação científica são atividades fundamentais para aquisição de conhecimento, incremento de competências e aprimoramento de habilidades, especialmente para a formação no stricto sensu.

Não obstante as dificuldades operacionais para obtenção de conhecimento especializado, as Bases de Dados Bibliográficas aproximam o estudante da informação. Fica evidente, portanto, que a obtenção de informação científica fidedigna, atualizada, de forma rápida e eficaz, é uma atividade imperativa para a formação do mestrando ou doutorando.

As Bases de Dados Bibliográficas são conjuntos de dados que se relacionam entre si. Representam recursos ideais para conhecer as publicações da comunidade científica, por meio de informação bibliográfica de vários tipos de documento provenientes de diversas editoras, em áreas distintas do conhecimento, sendo atualizadas com muita regularidade. As Bases de dados têm como objetivo fornecer informação atualizada e confiável de acordo com a demanda desejada, isto é, oferecer a informação de que o usuário necessita.

No entanto, ao longo da vida acadêmica os alunos se deparam com o desafio de utilizar a literatura científica para a realização de seus trabalhos acadêmicos. Com tantos textos e bases de dados a pesquisar, o trabalho se apresenta como um desafio. Por isso é importante entender o funcionamento e a estrutura das bases de dados para não se perder na hora da pesquisa!

O curso tem por objetivo auxiliar os estudantes nas etapas iniciais para pesquisas acadêmicas e apresenta:

  • Compreensão sobre as bases de dados disponíveis;
  • Estratégia de busca, operadores booleanos e outros recursos;
  • Critérios de avaliação dos resultados;
  • O que são e como os gerenciadores podem ajudar na elaboração de trabalhos acadêmicos;


Local: Plataforma Google Meet

Data: 15/07/2021 Horário: 19:30 até 15/07/2021 Horário: 22:30

Período de Inscrição: 23/06/2021 Horário: 00:00 até 12/07/2021 Horário: 23:59

Valor do Investimento: Sem custo

Mais Informações: Coordenação do Mestrado - (49) 3441 1000

Inscrições Encerradas