Uso de Tecnologia Mendeley em Pesquisa

O Mendeley é um programa de livre acesso, que pode ser utilizado desktop e web para gerenciar, organizar e compartilhar documentos de pesquisa, automatiza citações e referências bibliográficas, encontrar dados na pesquisa e colaborar on-line. Ele possibilita integrar o Mendeley Desktop com os artigos em PDF e o editor de texto. O Mendeley é de propriedade da ELSEVIER, com a combinação de aplicação desktop (instalado no computador do usuário) e um Website (para auxiliar o pesquisador a gerenciar, compartilhar e acessar dados da pesquisa), proporcionando avaliar as ferências localizadas (YAMAKAWA et al.2014)

Pesquisa com usuários de Mendeley em 2012, na Inglaterra (MOHAMMADI; THELWALL; KOUSHA, 2016), demonstra que se trata de uma ferramenta prioritariamente de uso para estudantes de pós- graduação. O pesquisados que utiliza este tipo de programa para organizar seu trabalho poderá disponibilizar mais tempo para leitura e escrita, com possibilidade de identificar os trabalhos mais citados, autores que mais escrevem sobre determinado assunto, os períodos com mair número de publicações sobre determinado tema, além de contribuir para a análise das publicações (YAMAKAWA et al.,2014)

Nesta oficina os participantes poderão utilizar essa ferramenta para auxiliar na metodologia de análise de conteúdos à moda de Bardin (1977) na produção de revisão sistemática, estruturada ou integrativa da literatura. Faço uso em pesquisa, desde a construção da tese de doutorado, que também contribuiu na produção do artigo de revisão bibliográfica (REIS; SERRANO, 2017)Essa proposta de curso de extensão tem como propósito disseminar o uso da ferramenta Mendeley na produção textual, a partir da análise de conteúdos de bilbiografias pertinentes à sua dissertação e/ou tese. Durante o curso os participantes poderão, após a instação do aplicativo, criar e organizar uma biblioteca digital pessoal e conhecer as ferramentas a serem utilizadas na produção textual.  


Local: Google meet: meet.google.com/aqf-jqvn-bra

Data: 26/03/2021 Horário: 19:00 até 26/03/2021 Horário: 22:00

Período de Inscrição: 01/03/2021 Horário: 20:00 até 30/03/2021 Horário: 19:00

Mais Informações: Secretaria do mestrado:3622-9953

Inscrições Encerradas