Acadêmicos da UNC realizam atividades na APAE de Itaiópolis


  • 16 de Maio de 2023

Acadêmicos do curso de Educação Especial - FUMDES, da UNC Campus Mafra, realizaram uma visita à APAE de Itaiópolis, na última quinta-feira, como parte da disciplina de Prática Curricular.

A APAE recebeu o Jardim Sensorial, que estimula os sentidos do corpo humano, por meio de plantas e materiais presentes no local. O bem-estar, resgate de memórias, e a melhora no desenvolvimento intelectual, motor, cognitivo e socioafetivo são alguns dos benefícios que a atividade gera nos alunos.

Desenvolver o estímulo sensorial é uma ferramenta no processo de ensino e aprendizado para todos os públicos, em especial, os com deficiência.

O reitor e presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin, realça a importância de ações extraclasse para a formação dos acadêmicos: "Essas experiências complementam e fortalecem os conteúdos apresentados em sala, vinculando o ensino à prática”.

A aula prática, supervisionada pela professora Marilene Stroka, teve como objetivo mostrar aos acadêmicos as possibilidades de explorar novos espaços de ensino, buscando um ambiente não formal de ensino. Para a professora, esses recursos dão suporte ao docente no atendimento de alunos com deficiência, além de demonstrar que a educação é possível para todas as realidades.

Com iniciativas como esta, a UNC visa a busca por um ensino de qualidade, que desenvolva profissionais e cidadãos capacitados e comprometidos com a sustentabilidade e a humanização da sociedade.