Acadêmicos de Medicina/UNC iniciam internato na UPA de Canoinhas


  • 9 de Maio de 2023

A parceria firmada entre a UNC e a Prefeitura de Canoinhas, possibilita aos acadêmicos de Medicina aprimorar seus conhecimentos durante o internato realizando atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Na tarde da última quinta-feira, 04, o reitor e presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin, e a vice-reitora, Solange Sprandel, realizaram uma visita ao local, acompanhados da prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, e da Secretaria de Saúde, a fim de conhecer o espaço e discutir a atuação dos alunos na unidade.

A parceria iniciada beneficia tanto a comunidade, quanto a universidade, como explica o reitor Luciano Bendlin. “O convênio complementa a formação dos nossos estudantes, quando permite que possam estar em contato com outras realidades e espaços de atuação. Na comunidade, o benefício se torna claro quando os atendimentos são impactados pela redução no tempo de espera e do diagnóstico de emergências”.

A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, destaca a importância do convênio da cidade com a Universidade do Contestado e constata o benefício para a população. “Nós vamos ter mais estudantes acompanhando o trabalho na UPA, ajudando nos procedimentos, que podem fazer com que esses estudantes queiram, no futuro, ser médicos aqui, em Canoinhas”.

Assim, a UNC fortalece sua atuação dentro da comunidade, contribuindo para o acesso à saúde, além de reforçar sua missão de difundir conhecimento e expandir o ensino, a pesquisa e a extensão para toda a região em que a universidade está inserida.