Egressa da UnC, deputada Carmen Zanotto fala sobre as ações no combate ao coronavírus no Estado


  • 27 de Abril de 2020

A deputada federal, Carmen Zanotto, Coordenadora das ações de combate ao coronavírus no Sul do país e da Frente Parlamentar da Saúde, falou sobre as principais ações desencadeadas no combate à pandemia em entrevista à assessoria de comunicação da UnC.

Enfermeira por formação, Carmen é egressa do Curso de Enfermagem da Universidade do Contestado, e falou sobre a necessidade das ações a serem desencadeadas com foco na proteção das equipes médicas e profissionais que estão na linha de frente. “Embora em Santa Catarina o número de casos esteja dentro do esperado, sofremos  com a falta de equipamentos de proteção individual, fundamentais para os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde. Essa é uma preocupação constante”.

Sobre a nomeação do novo Ministro da Saúde,  Nelson Teich, Carmen destaca que a expectativa é o sucesso na continuidade das ações que vinham sendo desencadeadas pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. “Precisamos pensar na redução do maior número possível de óbitos no país. Como enfermeira com atuação inclusive em UTI,  sei o quanto é difícil atender a um paciente com necessidade de um respirador, e não disponibilizarmos deste equipamento. Precisamos cuidar muito de quem cuida da população”.

A deputada é autora do projeto de Lei 1622/20, que determina a obrigatoriedade da notificação compulsória e imediata dos diagnósticos de casos de síndrome respiratória aguda, assim como dos casos suspeitos e confirmados da Covid-19. “Essa iniciativa objetiva facilitar para os órgãos de saúde a geração de ações imediatas de controle, de monitoramento, de bloqueio, ações de organização assistencial e a organização dos laboratórios biomédicos”, afirma.

Bastante otimista, Carmen enfatiza que o Brasil possui a melhor vigilância epidemiológica do mundo, maior elenco de vacinas disponíveis para a população, e o melhor Programa de DST Aids. “Nestes 32 anos de existência do SUS, obtivemos muitos avanços, mas claro que ainda temos fragilidades, como a falta de recursos para atender tudo aquilo que está previsto na Constituição. Nesse sentido, precisamos reconhecer o trabalho incansável dos trabalhadores da saúde e reconhecer a necessidade de cada um fazer a sua parte”.

Exportação Proibída

Entrou em vigor na sexta-feira (24) a Lei 13.993/20, que proíbe a exportação de produtos médico-hospitalares e de higiene essenciais ao combate à pandemia de Covid-19 no Brasil. A proibição se manterá enquanto perdurar a emergência em saúde pública decretada pelo governo. Entre os itens que não poderão ser despachados para o exterior estão os ventiladores pulmonares mecânicos (também conhecidos como respiradores). A nova lei tem origem em projeto (PL 668/20) do deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira e da deputada Carmen, de acordo com publicação da Agência Câmara de Notícias.

Foto: Alex Ferreira/Ag. Câmara

Por: Camila Candeia Paz - Assessoria de Comunicação UnC