Revista DRd recebe pesquisas sobre Cooperativismo


  • 26 de Novembro de 2020

A Revista Desenvolvimento Regional em Debate, da Editora UnC, abriu Chamada de artigos científicos para o Dossiê Temático Cooperativismo e Desenvolvimento Regional: aportes teóricos, experiências e perspectivas no Brasil e no mundo.

O documento tem como foco três eixos temáticos: aportes teóricos que fundamentam a relação entre cooperativismo e desenvolvimento (local, regional, territorial); impactos territoriais de experiências de cooperativismo, considerando organizações cooperativas dos diferentes ramos de atuação; perspectivas dos estudos sobre cooperativismo e desenvolvimento (local, regional, territorial), considerando possíveis impactos sociais, econômicos, ambientais, culturais e na formação educacional, profissional e cidadã.

De acordo com o Editor Geral da Revista DRd, Valdir Roque Dallabrida, ao longo dos anos, o cooperativismo tem-se expandido para diferentes setores. Atualmente, por indicação da Organização das Cooperativas do Brasil, são sete os ramos de atuação do cooperativismo no Brasil: Agropecuário; Consumo; Crédito; Infraestrutura; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; Saúde; Transporte. Apesar de sua expansão, tanto no Brasil como mundialmente, uma questão ainda precisa ser aprofundada: qual a efetiva contribuição do cooperativismo no desenvolvimento de regiões, territórios e países, considerando a presença e atuação das diferentes modalidades de organizações cooperativas?

Para atender a esse questionamento, surge então a proposta de elaboração do Dossiê como aporte teórico científico para atender a algumas lacunas.

SUBMISSÃO

Prazo de submissão: 08 de fevereiro até 03 de maio de 2021;

As submissões deverão ser feitas exclusivamente no site da revista DRd - http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd;

Os artigos a serem submetidos deverão observar as Diretrizes para Autores da revista DRd, disponíveis em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/about/submissions;

Dos artigos submetidos e aprovados para publicação, serão selecionados pelos editores (geral, adjunto e convidados), entre dez (10) e quinze (15) artigos, para comporem o Dossiê Temático, sendo que os demais serão encaminhados para, na sequência, serem publicados no Fluxo Contínuo da DRd.