Mafra: Enfermagem em destaque na iniciação científica


  • 24 de Novembro de 2020

A Iniciação Científica é um fator de desenvolvimento profissional e pessoal em uma área de conhecimento que deve ser estimulada desde o início dos estudos na universidade. O foco é tornar os profissionais mais preparados e aptos para ingressar no mercado de trabalho, desempenhando as funções com visão diferenciada e mais abrangente.

Nesse sentido, o curso de Enfermagem da Universidade do Contestado, Campus de Mafra, se destaca pelo envolvimento de docentes e discentes na publicação de artigos científicos, livros e a participação em eventos com apresentação de trabalhos em congressos e simpósios.

Desta vez o destaque vai para os acadêmicos do curso de Enfermagem, Gabriel Lachowicz e Sandrieli Gugel que, juntamente com a professora enfermeira Dra. Adriana Moro irão apresentar um trabalho/relato de experiência no 7° Congresso Brasileiro de Saúde Mental com o tema: “Promoção da Saúde Mental por meio das Práticas Integrativas e Complementares: um relato de experiências exitosas vivenciadas por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Contestado - Campus Mafra – SC”. A apresentação do trabalho abordará a importância que o meio acadêmico tem de ofertar aos acadêmicos de Enfermagem e de outros cursos da área da saúde disciplinas que fomentem vivências de saúde mental e iniciação às Práticas Integrativas e Complementares (PICs).  Além disso, serão relatadas experiências com as PICs auriculoterapia e musicoterapia que estão sendo desenvolvidas e aplicadas pelos acadêmicos durante os estágios obrigatórios e extracurriculares.

Outro destaque é o trabalho das acadêmicas de Enfermagem, Rafaela Prestes e Bruna Pivovar, também sob orientação da professora Adriana Moro, com o título: “Um ensaio sobre a juventude e os prejuízos causados a vida devido ao consumo de substâncias químicas.”

O Congresso será realizado de forma online de 09 a 11 de dezembro de 2020, e as inscrições ainda estão abertas no site da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).

Os alunos e a professora Adriana integram  o Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva (NUPESC).

 

Venha fazer Enfermagem na UnC você também!