Editora UnC publica obra internacional que retrata a pandemia de COVID-19


  • 27 de Outubro de 2020

“Sou um médico. Com o início da pandemia do novo Coronavírus senti a necessidade de escrever alguma coisa que pudesse ser útil à humanidade. Decidi analisar os vários aspectos da humanidade em face de algo novo e desconhecido [...].

O trecho acima foi extraído da obra “Quarentena: 14 histórias em tempos de coronavírus” de autoria do médico italiano, Leonardo Gaglio e publicado no Brasil pela Editora UnC.

Leonardo Gaglio é médico da Marinha Militar Italiana é foi voluntário nas missões que estavam sendo organizadas para atendimento da população residente nas zonas vermelhas, a exemplo de Bérgamo, na região Lombardia, norte da Itália e coração da pandemia.  Ao receber o aceite da Marinha Militar, Gaglio se apresentou em março ao Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Papa Giovanni XXIII de Bérgamo.  Assim, viu de perto uma realidade que, geralmente, não chega até à vida civil. A experiência resultou no livro que conta 14 histórias para 14 dias, período que durou para muitos o isolamento social.

A tradução para língua portuguesa foi realizada pela professora da UnC, Cristiane Zucchi, que encontra-se atualmente residindo com a família na Itália.

Para a Reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva, a publicação da obra pela Editora UnC no Brasil é resultado do processo de internacionalização em que a Instituição vem atuando de maneira significativa nos últimos anos. “Enquanto Universidade primamos pela socialização do conhecimento em todos os níveis e a publicação do livro de Leonardo Gaglio em que relata a sua experiência de vida frente à pandemia é uma importante contribuição da Editora UnC à sociedade”, afirma a reitora.

“Sou um médico jovem que decidiu compartilhar com o mundo um testemunho sincero, da vida real e da beleza de poder ajudar aos demais em um período tão delicado, em meio à uma pandemia mundial. Assim, a partir da experiência vivenciada no Hospital Papa Giovanni XXIII em Bérgamo, escrevi algumas das minhas reflexões e das experiências vivenciadas e as reuni em um livro: “Quarentena: 14 histórias em tempos de Coronavirus”. Esse livro nada mais é do que o resumo da minha missão, como homem, como médico e como soldado naquela ocasião e a sua publicação reforça a esperança de que possamos aprender com essa experiência dolorosa e de que possamos aproveitar a possibilidade de mudar a nós mesmos, de amar, de diminuir distâncias e de vivenciar a igualdade no seu sentido mais amplo.” Leonardo Gaglio

A obra está disponível no site da Editora CLIQUE AQUI