UnC é promotora do I Simpósio do PET Saúde


  • 24 de Setembro de 2020

 A Universidade do Contestado marcou presença no I Simpósio Interprofissionalidade e Saúde e I Mostra de Vivências PET Interprofissionalidade e Práticas Colaborativas no SUS organizado por instituições de ensino superior do país contempladas com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Pet-Saúde/Interprofissionalidade - 2018/2019.

O evento teve como proposta difundir as experiências vivenciadas por estudantes, docentes e preceptores de oito projetos PET Saúde Interprofissionalidade das regiões Sul e Centro-Oeste do país. A Universidade do Contestado foi contemplada pelo Projeto Pet Saúde em 2018, iniciou as atividades em 2019 e busca a excelência em ações interprofissionais por meio de sua equipe que envolve coordenadores do projeto, tutores, preceptores e acadêmicos bolsistas. Os cursos que integram este projeto são da área de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, sendo articulado com as secretarias municipais de saúde de Mafra, Papanduva e Rio Negrinho. O projeto atualmente é coordenado pelo professor Erick Weber da Maia.

O simpósio foi organizado pelas seguintes instituições de ensino: UFPR; UFPR-Litoral; UnoChapecó; Universidade do Contestado (UnC); UFFS; UFMS; UDESC;  UNOESC.  O evento ocorreu entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2020, e abordou temas relacionados à formação interprofissional e práticas colaborativas; formação interprofissional e a vigilância em saúde; saúde mental; práticas integrativas e complementares, além da saúde da mulher. As palestras podem ser assistidas pelo Simpósio 1a Mostra de Vivências PET no canal do youtube (https://www.youtube.com/channel/UCjjCeh1MPs8Wjv7Owi3PU6Q?app=desktop)

O PET Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho e pretende ainda promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade, envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede pública de saúde, de forma que as necessidades dos serviços sejam fonte de produção de conhecimento e pesquisa em temas e áreas estratégicas do SUS. É de iniciativa do Ministério da Saúde e de Educação.