Comitê de Ética UnC participa de qualificação nacional


  • 6 de Agosto de 2020

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – Conep realizou nesta quarta-feira (05/08) etapa do projeto de qualificação do CEP da UnC. As reuniões foram realizadas por webconferência e divididas em três momentos. Durante o período da manhã os mediadores do CONEP se reuniram com o coordenador do CEP, Tadeu David Geronasso, a vice-coordenadora do CEP, Renata Campos, a secretária do CEP,  Gabriela Bueno, e a representante de usuários,  Jaqueline Fátina Previatti Veiga para analisar e sugerir melhorias no processo administrativo do Comitê. Na sequência os membros do CONEP reuniram-se com a Reitoria da UnC para tratar das ações institucionais junto ao órgão. E por fim, foi realizada uma reunião com todos os membros do Comitê de Ética da UnC onde foram repassadas instruções e atualizações sobre os cuidados éticos nos protocolos de pesquisa.

Os membros do CONEP ressaltaram a qualidade do trabalho executado pelo Comitê de Ética da UnC, que avalia os procedimentos éticos tanto para as pesquisas internas quanto externas a Universidade. "O CEP UnC apresenta 95% de eficiência em relação ao cumprimento dos prazos legais estabelecidos, enquanto a média nacional é de apenas 75%".

Para a Reitora Solange Sprandel da Silva, a qualidade do trabalho executado pelo Comitê de Ética da UnC é fruto da equipe de avaliadores que não mede esforços para qualificar a pesquisa institucional. "Agradeço a coordenação e os membros pelo trabalho que vem sendo executado, bem como, parabenizo a ação de qualificação realizada pelo CONEP".