É hoje! Curso de Farmácia promove “Sinal Vermelho contra a violência doméstica”


  • 13 de Julho de 2020

O papel do profissional farmacêutico frente a violência doméstica é o tema da Live promovida pelo Curso de Farmácia, Campus de Mafra, na próxima segunda-feira, 13, “Sinal Vermelho contra a violência doméstica.

Participam do evento a farmacêutica Vania Floriani Noldin, vice-presidente do CRF-SC; a psicóloga Vitória Maria Frighetto Hirt, membro do Clube Soroptimista Internacional de Rio Negro; a Juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, presidente da Associação de Magistrados Catarinenses e a farmacêutica Dione Maria José Ruthes, professora da Universidade do Contestado.

A Coordenadora do Curso, professora Miriam Valério, explica que a partir de experiências na França, Espanha e na Índia, um grupo de trabalho criado pelo Conselho Nacional de Justiça idealizou uma campanha que tem por objetivo oferecer um canal silencioso de denúncia à vítima que, de seu domicílio, não consegue denunciar a violência sofrida: ao conseguir sair de casa, dirige-se a uma farmácia ou drogaria previamente cadastrada na campanha, onde um farmacêutico ou atendente treinado aciona a polícia, de acordo com protocolo preestabelecido. A escolha desse tipo de estabelecimento se deu porque permanecerá aberto mesmo em eventual caso de rigoroso confinamento (lockdown) e fechamento do comércio.  “Desta forma, é de fundamental importância esclarecer aos alunos e professores do curso de farmácia sobre a campanha, assim como a comunidade farmacêutica da região, com a intenção de promover o engajamento à campanha Sinal Vermelho, oferecendo orientações técnicas e emocionais para levar apoio à vítima”, destaca.

A live será realizada dia 13, às 20h, via Google Meet. Confira o endereço https://meet.google.com.br/bwg-dcpm-adq