Laboratórios Virtuais aperfeiçoam aulas remotas


  • 15 de Junho de 2020

 

O cenário educacional brasileiro foi impactado pela pandemia do coronavírus, exigindo das instituições de ensino um repensar sobre o modelo tradicional de ensino em curto espaço de tempo.

A UnC, imediatamente, adotou as aulas presenciais remotas no ambiente virtual, autorizadas pelo MEC, e o professor realiza as aulas e o atendimento em tempo real, nos dias e horários estabelecidos para cada curso, incluindo orientação de trabalhos de conclusão de curso.  E para aperfeiçoar ainda mais o processo de ensino remoto, a UnC adquiriu uma plataforma com Laboratórios Virtuais de Aprendizagem para atender a demanda das atividades práticas dos cursos das áreas da Saúde e Engenharias.

O Programa já está em implantação e deve revolucionar as aulas, ampliando o envolvimento dos estudantes neste período de isolamento social. A Reitora Solange Sprandel da Silva explica que os laboratórios virtuais permitem o engajamento e maior aprendizado aos estudantes, pois conectam teoria e prática através de um ambiente digital imersivo, promovendo ao máximo a sensação de realidade para o usuário. Os equipamentos físicos possuem versões virtualizadas, replicando com fidelidade as operações e medidas dos experimentos.

A UnC promoveu, na última semana, uma capacitação virtual para os docentes, mostrando a aplicabilidade dos laboratórios, ministrada pelo Diretor da ALGETEC, Vinícius Dias. “Os laboratórios virtuais simulam com a máxima fidelidade a prática real, envolvendo os alunos nas aulas que utilizam experimentos conceituais ou experimentos com habilidades manuais”, explica. Vinícius observa que os laboratórios são opções viáveis para este período de isolamento social, sendo importante alternativa diante do atual cenário educacional para os cursos presenciais.

O coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Marcos Hirth, destaca que, por meio desta nova ferramenta, os alunos poderão conhecer o ambiente de laboratório, uso de EPI´s, bem como o ensaio de circuitos e/ou instalações elétricas, por exemplo. “Acreditamos que os laboratórios virtuais possam ajudar no desenvolvimento de nossos alunos, sendo um excelente complemento aos laboratórios físicos que temos em nossos campi”, ressalta.