Mestrado UnC: Pesquisas contribuem com sustentabilidade ambiental


  • 28 de Maio de 2020

A captação da água da chuva por meio de reservatórios é uma prática adotada como importante alternativa de sustentabilidade ambiental e passou a ser obrigatório em novas obras públicas em nível federal.

E verificar a viabilidade econômica e construtiva de reservatórios construídos em madeira, ardósia e aço galvanizado motivou a realização da pesquisa da dissertação da aluna Tania Valentim de Lima Fantin, no Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental da UnC.  Após levantar os custos e realizar visitas técnicas em reservatórios tanto em execução quanto já implantados, foi possível perceber que, apesar das particularidades, todos têm viabilidade econômica e construtiva, explica a professora orientadora da pesquisa, Tatiane Isabel Hentges. O estudo comprovou a viabilidade da construção  de reservatórios com materiais sustentáveis, ampliando a sustentabilidade das instituições públicas.

A banca de defesa de Tania abriu oficialmente o cronograma de apresentações das dissertações da primeira turma do  Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA) da UnC.  Para Tania,  que atua como engenharia civil no IFC, Campus de Concórdia, cursar o Mestrado é uma oportunidade de capacitação profissional e de aprimorar os conhecimentos frente aos avanços tecnológicos não só na construção civil, mas também relacionados ao meio ambiente. “Para aqueles que desejam ingressar em um programa de Mestrado, é importante ter bem claro os objetivos que se pretende alcançar. Com foco e determinação, é possível conquistar o propósito com êxito”, assinala Tania.

Este momento marca a contribuição da UnC como instituição que contribui efetivamente com a geração de novos conhecimentos em diferentes campos científicos, afirma a reitora Solange Sprandel da Silva. “As pesquisas realizadas por nossos alunos no Programa de Mestrado comprovam a eficiência da UnC na descoberta de respostas para inúmeros problemas sociais”.  

A Coordenadora do PMPECSA, Aline Viancelli, disse que o momento representa a coroação de uma caminhada dos alunos, dos seus orientadores, e de todos os professores que auxiliaram neste percurso. “Para mim é ainda mais especial, pois sou egressa da UnC, e fico feliz em ver nossa universidade contribuindo para a formação de profissionais de qualidade e também para a ciência”, observa.

 

 

PRÓXIMAS BANCAS

PEGADA HÍDRICA E PRODUTIVIDADE DA ÁGUA NA SUINOCULTURA E AVICULTURA DE CORTE NO BRASIL DE 2008 A 2018
Defesa do mestrando Gilmar A da Rosa:
Data: 03/06
Horário: 14h
Banca: Prof. Me. William Michelon (orientador), Prof. Dra. Aline Viancelli e Dr. Vilmar Comasseto.