UnC aperfeiçoa aulas remotas com Laboratórios Virtuais


  • 12 de Maio de 2020

O cenário educacional brasileiro foi impactado pela pandemia do coronavírus, exigindo das instituições um repensar sobre o modelo tradicional de ensino em curto espaço de tempo.

A UnC, imediatamente, adotou as aulas presenciais remotas no ambiente virtual, autorizadas pelo MEC, e o professor realiza as aulas e o atendimento em tempo real, nos dias e horários estabelecidos para cada curso, incluindo orientação de trabalhos de conclusão de curso.  E para aperfeiçoar ainda mais o processo de ensino remoto, a UnC adquiriu uma plataforma com Laboratórios Virtuais de Aprendizagem para atender a demanda das atividades práticas dos cursos das áreas da Saúde e Engenharias.

O Programa já está em implantação e deve revolucionar as aulas, ampliando o envolvimento dos estudantes.  A Reitora Solange Sprandel da Silva explica que os laboratórios virtuais permitem o engajamento e maior aprendizado aos estudantes, pois conectam teoria e prática através de um ambiente digital imersivo, promovendo ao máximo a sensação de realidade para o usuário. Os equipamentos físicos possuem versões virtualizadas, replicando com fidelidade as operações e medidas dos experimentos. Podem ser acessados em ambiente web, por computador ou mobile.