Objetivo

Formar profissionais com capacidade para a análise e desenvolvimento de sistemas de controle da qualidade ambiental e sanitária e seus componentes, através da aplicação de princípios científicos.

Áreas de Atuação

Engenheiro (a) Ambiental e Sanitarista trabalha em diversos setores de empresas públicas e/ou privadas. Estes profissionais são responsáveis por diagnosticar, elaborar e coordenar projetos de saneamento básico, de obras sanitárias, gestão e recuperação de áreas degradadas, monitoramentos de impactos ambientais, licenciamento ambiental e envolve também a fiscalização, a manutenção e a ampliação de projetos que melhorem a qualidade de vida da população. As atribuições desta profissão estão descritas nas Resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, de nº 310 de 23 de julho 1986 (atividades do Engenheiro Sanitarista) e a nº 447 de 22 de setembro de 2000 (as atividades do Engenheiro Ambiental).

Perfil do Profissional

O Engenheiro formado por este curso atua no planejamento, na gestão ambiental e na tecnologia ambiental e sanitária. Projeta e acompanha a execução de infraestruturas, instalações operacionais e serviços de: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo e disposição adequada de resíduos sólidos e sistemas de drenagem.
Avalia e analisa os impactos ambientais de empreendimentos nos ecossistemas naturais e propõe ações de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisas científicas e tecnológicas e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

Duração: 5 anos
Regime Regular Noturno de segunda a sexta-feira e aos sábados, nos períodos matutino e vespertino.

Local: Campus Universitário Concórdia
Vagas: 40

Coordenador Concórdia – Profº William Michelon
E-mail: engenhariaambiental.cco@unc.br