Objetivo Geral

Formar profissionais aptos, com ética e responsabilidade, para atuar na docência na área de Ciências Biológicas, no ensino fundamental, médio e superior e em atividades correlatas à docência relativas ao ensino formal e informal.

Perfil do Egresso

O Licenciado em Ciências Biológicas é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Biologia. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica e Superior que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Biologia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento biológico em saber escolar.

Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas no Ensino de Biologia e Educação Ambiental, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

Ambiente e Áreas de Atuação

- Professor de Ciências no ensino fundamental e de Biologia no ensino médio, Professor na área de Ciências Biológicas em cursos técnicos e no ensino superior;
- Educação científica em Museus e ONGs;
- Educação Ambiental em Instituições públicas; privadas; Museus e ONGS.
- Atividades correlatas à docência relativas ao ensino formal e informal.

Duração: 4 anos
Regime Regular Noturno
Local:
Campus Mafra

Vagas: 40

Coordenadora – Profª. Dra. Maristela Povaluk – (Campus Mafra)
E-mail: maristela@unc.br
Telefone: 47-3641-5509