COMUNIDADE CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO SOFRE DISCRIMINAÇAO DURANTE REALIZAÇÃO DA VII EDIÇÃO DA MOCISC

 

A Mostra Científica da Região do Contestado de Santa Catarina – MOCISC é promovida na UnC  desde 2011 com o auxílio financeiro do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico.  A Feira tem como objetivo incentivar a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, a partir de trabalhos de iniciação científica, desenvolvidos e selecionados pelas escolas de Educação Básica da rede pública e privada. Em todas as edições são realizadas cinco etapas classificatórias, onde são apresentados em média 60 trabalhos. Neste ano, a etapa final da MOCISC ocorreu em Concórdia e foram selecionados os trabalhos dos alunos (20) que receberão bolsas de iniciação científica júnior do CNPq durante um ano letivo.

Durante a MOCISC foram apresentados 66 trabalhos de diferentes temas, mas em razão de um tema: gênero, cujo trabalho promovia a música e a dança como mecanismo de combate as ideologias abstratas em relação à questão de gênero, os autores do trabalho (2 alunos de 15 e 16 anos e 1 professor) vinculados a uma escola de São Bento do Sul foram discriminados e os organizadores do evento ameaçados e insultados publicamente.

Algumas palavras, no contexto social, carregam consigo um significado e, portanto, exigem interpretação. Muitas vezes, no afã da ingenuidade, as interpretações são errôneas e desmedidas. Um exemplo disso foi à exigência de visitantes (2) em fechar o stand, proibindo os menores de expor o trabalho sobre a questão de gênero.

A Universidade tem como prerrogativa produzir conhecimento científico e filosófico! Sem partido, credo, raça, opção ou orientação específica.

Ledo engano quando se pensa e se verbaliza que em um universo pela busca do saber se produz senso comum. Nós o recebemos de braços abertos, respeitosos e humildes, na finalidade de interpretá-lo, por meio dos conhecimentos, científico e filosófico, no objetivo de fazê-lo evoluir. Afinal, o pensamento cotidiano evolui, pois a sociedade evolui!

A UnC é formada por um universo de pessoas, as quais carregam consigo os seus valores. Aí está o significado do termo universidade: PESSOAS!

Por isto, SOMOS PLURAIS!

Embasados nessa pluralidade, a qual forma a ciência, é que nos insurgimos quando se tenta denegrir o real motivo de nossa existência. Quando se tenta discriminar pessoas. Quando se tenta calar os jovens. Quando se tenta desvirtuar a finalidade de um trabalho escolar que busca justamente conscientizar sobre as diferenças.

Não aceitamos, não compactuamos, não nos calamos e repudiamos, de maneira vigorosa e veemente, o verbo e os escritos sorrateiros, que se esgueiram no anonimato virtual, bem como posicionamentos que colocam em cheque a moral de professores e alunos.

Os excessos havidos serão cobrados nas esferas competentes.

Para finalizar, a Sociedade sabe de nossa responsabilidade, pois temos o respaldo da tradição, da evolução, da vivência e do respeito e admiração às crianças, adolescentes, jovens, adultos e as diferenças.

 

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO

4 Comentários

  • Claudete 29 de outubro de 2017 at 16:28

    Pessoas que acreditam ser á agressão a forma de calar a liberdade de expressão a forma a ser usada para calar as pessoas e impor pensamentos retrógrados estão enganadas. Não será a repressão que fará com que os jovens busquem entender o mundo que os cerca. Esta é uma tentativa tosca de tentar levar a sociedade a idade média

  • Airton 29 de outubro de 2017 at 17:03

    A univetsidade é um espaçi livre e democratico onde religião e politica não pode intervir. ….meu repudio e indignação destas pessoas que só querem disciminar a intolerância e o preconceito.

  • Célia 29 de outubro de 2017 at 19:37

    Parabéns UnC, que bom que houve esse posicionamento, como formadores de opinião jamais poderiamos ter nos calado! Orgulho de ser UnC!
    Sou + UnC!

  • Ary Barreiros 1 de novembro de 2017 at 17:27

    Inadmissível que tal postura impere nos dias atuais. Preconceito de qualquer espécie deve ser banido do seio de uma sociedade moderna. Não há que se permitir retrocessos e, principalmente, através de atos preconceituosos tais quais como se viu.

Deixe um Comentário