O CENPÁLEO

O CENPÁLEO ( nome abreviatura de Centro Paleontológico da Universidade do Contestado) foi fundado em 1997 por iniciativa do então Diretor Presidente da Universidade do Contestado, Prof°. Msc. Mário Fritsch. Foi idealizado e gerido pelo Prof°. Dr°. Oscar Rösler até o ano 2005 na ocasião de sua aposentadoria, quando o Prof°. Dr°. Luiz Carlos Weinschütz assumiu sua coordenação, seguindo com o desenvolvimento do Centro Paleontológico até os dias presentes.

O CENPÁLEO é um centro de pesquisas em paleontologia da região Norte de Santa Catarina e tem por objetivo salvaguardar o patrimônio paleontológico e Arqueológico de forma geral, promover a pesquisa e a divulgação do conhecimento científico Paleoarqueológico, enfatizando o material proveniente do planalto Norte Catarinense.

Mantido pela Universidade do Contestado, situado no campus Mafra, é composto por Reserva Técnica (Acervo/Coleção Científica), Laboratórios e Setor Administrativo. O Museu da Terra e da Vida constituí a parte expositiva do CENPÁLEO. Trata-se de museu de história natural com foco no patrimônio fóssil brasileiro, em especial do norte catarinense; promove também atendimentos de visita no museu e saídas a campo, visando integrar a sociedade com o meio científico-acadêmico.