Museu da Terra e da Vida

O Museu da Terra e da Vida é um museu de história natural, um dos poucos presentes no território Nacional. Sua exposição mostra a história do planeta Terra e do universo, desde sua formação até os dias atuais, com fósseis, minerais, rochas, artefatos arqueológicos e representantes de animais atuais.

Composto pelas salas temáticas: Sala do Universo; Sala da Terra; Sala da Vida Antiga; Sala dos Grandes Répteis, Ala Victor Dequech: Sala Os Últimos Grandes Répteis e Sala da Vida Atual, conta com mais de 60 expositores onde pode-se observar fósseis, estruturas geológicas, minerais, dinossauros, pterossauros, animais atuais taxidermizados dentre outros atrativos.

Organizado resaltando a evolução do tempo geológico, o museu foca na evolução biológica, registrada por meio de fósseis do Brasil e do mundo que como um grande quebra-cabeças, contam a história da vida em nosso planeta e suas interações, extinções e evoluções. A vida atual e seus aspectos ecológicos são retratados com a exposição de animais taxidermizados e da coleção conquiliológica.