Entre os dias 08 e 14 deste mês, foi realizada uma expedição para coleta de fósseis de pterossauros, até então inéditos para o Brasil, na cidade de Cruzeiro do Oeste, Noroeste do estado do Paraná. Os trabalhos foram coordenados pelo Cenpáleo e contou com a participação de pesquisadores da UEPG, UNIPAR e do Museu Nacional/UFRJ, representado pelo Dr. Alexander Kellner, um dos mais renomados pesquisadores deste grupo fóssil no planeta.

A possibilidade de realização desta pesquisa surgiu com a identificação no final do ano passado, durante a elaboração do livro “Museus e Fósseis da Região Sul do Brasil”, de peças contendo ossos de pterossauros em um laboratório da UEPG e até então não identificados como tal.

O pesquisador da UnC, Paulo Manzig (identificador do fóssil), juntamente com professores/pesquisadores da UEPG foram para Cruzeiro do Oeste e localizaram o Sr. João Dobruski (pessoa que coletou e enviou as peças para a UEPG) que indicou o local da ocorrência. A partir de então elaborou-se um plano de ação, contando também com a participação da prefeitura local, onde esta coleta representa parte dos trabalhos a serem realizados, sendo a primeira coleta sistemática de muitas que seguirão.

Anteriormente a coleta de campo, foi realizado nas dependências do campus Universitário de Mafra, um curso sobre preparação mecânica de fósseis, ministrado pelo prof. Dr. Alexander Kellner, do Museu Nacional do Rio de Janeiro e que teve a participação de alunos da UnC e da UEPG.

Para realização dos trabalhos foi obtido uma autorização para coleta e transporte do material junto ao DNPM-Brasília, pois fósseis são considerados patrimônio da União e só podem ser guardados por instituições de ensino superior, museus e centros de pesquisas afins.

Para o coordenador do Cenpáleo, Dr. Luiz Carlos Weinschütz, este trabalho vem projetar a o Cenpáleo/UnC nos mais altos patamares da Paleontologia Nacional, trata-se de uma descoberta inédita, pois pterossauros no Brasil só eram conhecidos para o Nordeste. Acredita-se ainda, segundo o Dr. Kellner do Museu Nacional, que existam pelo menos duas espécies novas de pterossauros, e a possibilidade de reconhecermos também outros grupos de tetrápodes.

O material coletado encontra-se depositado nos laboratórios do Cenpáleo e está sendo preparado para posterior identificação (em conjunto com UEPG, UFRJ e UFPR) e exposição ao público.

A equipe do Cenpáleo foi formada pelo, prof. Dr. Luiz Carlos Weinschütz – coordenador dos trabalhos, Willian Dlugosz dos Santos– estagiário e acadêmico de Ciências Biológicas do campus de Mafra, João Z. Ricetti – acadêmico de Ciências Biológicas do campus de Mafra, Everton Wilner – professor e mestrando da UFRGS, Paulo C. Manzig – pesquisador.

Também participaram do curso: da UEPG o estudante de Biologia Carlos Fragoso, da UFRJ – Dr. Alexander Kellner e da UNIPAR o professor Luciano S. Gasques, a professora Glaciela Kaschuk, e os alunos Thomaz Fabrin, Aletéia de Castro e Regiane Rebelo.