O coordenador do Cenpáleo/Museu da Terra e da Vida da UnC – Campus Universitário de Mafra, Doutor Luiz Carlos Weinschütz participou do 3º Congresso Internacional de Paleontologia realizado na cidade de Londres – Inglaterra, onde apresentou o trabalho intitulado “New data about Paleonisciformes (Lower Actinopterygians) From the Irati formation, Paraná Basin, Brazil”, “ Novos dados sobre actinopterygians superiores na formação Irati , Bacia Paraná Brasil”, realizado em parceria com o Doutor Carlos E. Toledo da USP de São Paulo e com a Doutora Martha Richter do Museu de História Natural de Londres.

A participação da UnC neste evento, segundo o Doutor Luiz, foi muito importante, principalmente, tendo em vista que dos mais de 1.500 trabalhos apresentados apenas 6 eram de instituições brasileiras. Luiz destaca também que o evento foi muito proveitoso para a realização de contatos com outros pesquisadores e instituições com interesses em comum, abrindo a possibilidade da formalização de convênios.

Na mesma ocasião o coordenador do Cenpáleo realizou uma visita técnica ao NHM – Museu de História Natural de Londres, acompanhado pela curadora do setor de Paleontologia do NHM, a Doutora Martha Richter. “Esta visita foi muito interessante, principalmente sabendo que este museu é um dos mais importantes do planeta, nele pude apreciar peças coletadas por Darwin, além disso, conheci como funciona toda a parte de preparação, catalogação e armazenamento das peças”, citou Luiz.

Luiz também participou de uma coleta de fósseis realizada na localidade de Lime Riges (200 km ao sul de Londres), conhecida como “Costa Jurássica” devido a grande concentração de ocorrência de fósseis deste período, principalmente amonites e répteis marinhos. Algumas peças coletadas foram trazidas ao Brasil, estão em fase de tombamento e em breve estarão em exposição no Museu da Terra e da Vida na UnC – Mafra.