Biblioteca Conselheiro Mafra – Campus Mafra

No início de suas atividades, a então denominada Escola Superior de Educação de Mafra, mantida pela Fundação Educacional do Norte Catarinense (FUNORTE), tinha como sede as instalações da Escola Básica Santo Antônio, gentilmente cedida à Instituição a partir de 1973.


A Escola, então dirigida pela Irmã Maria Inês, cedeu também o espaço da sua Biblioteca Castro Alves para a instalação do acervo da Biblioteca Conselheiro Mafra.

No dia 02 de dezembro de 1974, sob nº 17.105, foi registrada no Instituto Nacional do Livro (INL) como “Biblioteca Universitária”.

Em março de 1979, a Faculdade de Ciências e Letras de Mafra, como era denominada mudou-se para sua sede própria no atual campus com área de 1.320,00m2.

O primeiro projeto arquitetônico para o prédio atual foi feito em janeiro de 1990, e dele derivou o projeto definitivo, cujo edifício começou a ser construído no dia 17 de outubro de 1993, visando dar suporte à Universidade do Contestado (UnC), que estava nascendo por transformação da Faculdade de Ciências e Letras de Mafra.

Atualmente a Biblioteca do campus de Mafra disponibiliza espaço para realização de exposições, contribuindo para a divulgação dos artistas locais. Os serviços internos estão distribuídos em setores: Coordenação; Processamento Técnico – que engloba também a aquisição e seleção de materiais -; Setor de Periódicos, Setor de Recuperação e Preservação do Acervo e Setor de Circulação.


Depoimento

"Quando começei a trabalhar na Biblioteca Conselheiro Mafra (1991), não existia catálogo. Dessa forma quando um usuário solicitava um livro, tínhamos que ir até a estante relacionada ao assunto solicitado e procurar livro por livro para verificar se tínhamos ou não o material. Além da unificação do acervo das Bibliotecas da UnC, o Sistema Pergamum trouxe facilidade na circulação dos materiais, possibilitou mais agilidade a catalogação do acervo, permitindo a importação de informações bibliográficas de outras Bibliotecas, diminuindo o tempo de espera para a disponibilização do material ao usuário desde seu registro na Biblioteca até a sua disponibilização no acervo."
Josiane Liebl Miranda - bibliotecária do Campus de Mafra