Milhares de Catarinenses fazem parte desta História

O Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina no ano de 1997 (Resolução nº 42/97-D.O.S.C 03.12.1997) reconheceu a Universidade do Contestado – UnC, na condição de sucessora de faculdades criadas pelos municípios de Canoinhas – Fundação das Escolas do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC) em 07.12.70; Caçador – Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE) em 23.09.71; Mafra – Fundação Universitária do Norte Catarinense (FUNORTE) em 04.11.71; Concórdia – Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (FEAUC) em 09.04.76; Curitibanos – Fundação Educacional do Planalto Central Catarinense (FEPLAC), em 24.06.76.

Credenciada e reconhecida como organização acadêmica multicampi e pluridisciplinar, para formação de profissionais de nível superior de ensino, pesquisa e de extensão adquiriu a tipologia acadêmico-institucional de UNIVERSIDADE.

No ano de 2004 foi credenciada para a oferta de cursos na modalidade de educação a distância nos termos da Portaria MEC nº 4.421/2010, com aditamento de pólos pela Portaria MEC nº 965/2010.

Com a caracterização de Universidade, credenciada para a oferta nas modalidades presencial e a distância, a UnC constrói o seu caminho com a missão de “Construir e difundir o conhecimento e a tecnologia, formando cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade humanizada e sustentável”, baseada em valores elementares para atingir sua Missão: Autonomia, Transparência, Qualidade, Ética, Inovação e Responsabilidade Social e Ambiental.

 

Missão, Visão e Valores

 

Por meio do ensino, pesquisa e extensão – indissociáveis atividades-fins -, atua, em grandes áreas do conhecimento e oferece 40 opções de cursos de graduação nas modalidades presenciais e a distância; 85 cursos de especialização; Mestrado em Desenvolvimento Regional, Educação e Administração; bibliotecas com um acervo de mais 180 mil livros e periódicos; 250 salas de aula e 120 unidades de laboratórios, Clínicas e Hospitais veterinários para atender as áreas de engenharia, tecnologia saúde e alimentos; ⅓ do corpo docente composto de professores mestres e doutores em tempo integral; ambiente virtual de aprendizagem, dois Núcleos de Inovação Tecnológica, duas estações de rádio UnC FM e os Colégios Mafrense (Mafra) e Realização (Canoinhas) completam a estrutura da UnC.

Os campi de Mafra, Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Porto União e Rio Negrinho atendem a população das regiões de Planalto Norte, Planalto Central, Meio-Oeste e Centro-Oeste de Santa Catarina, além de parte do Rio Grande do Sul e Paraná. Em Santa Catarina essa área corresponde a 0,70% do território do Estado e congrega 0,44% da população catarinense. Na educação a distância, 17 pólos atendem os acadêmicos dos cursos a distância nos municípios de Iporã do Oeste, Chapecó, Concórdia, Campos Novos, Lages, Caçador, Curitibanos, Blumenau, Porto União, Canoinhas, Mafra, São João Batista, Blumenau, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Florianópolis e Tijucas, ampliando consideravelmente a área de atuação da UnC.

O compromisso é com a qualidade da formação e a produção do conhecimento, de forma indissociável com a pesquisa e a extensão.

A UnC é uma das Universidades catarinenses que mais evoluíram no ranking do Índice Geral de Curso – ICG do MEC, publicado em dezembro de 2014 e expoente nacional na pesquisa paleontológica com a descoberta de fósseis de pterossauros com mais de 80 milhões de anos no campo de pesquisa localizado no município do Cruzeiro do Oeste, Paraná.



Memory used: 48,758,784 bytes.
Peak Memory used: 48,758,784 bytes.