Alunos e professores dos cursos de Engenharia Ambiental  e Sanitária e Ciências Biológicas da UnC, Campus de Concórdia, participaram do Programa “Mãos em Ação”, parte integrante da programação da VI Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, na manhã do dia 11 de março. A atividade contemplou a etapa de Coleta de Resíduos da Ilha do Parque Estadual Fritz Plaumann, na área alagada da foz do Rio dos Queimados, reservatório da UHE Itá.

A ação que foi coordenada pela ECOPEF, FATMA e Comitê do Rio Jacutinga, contou com o apoio do Leo Clube Concórdia, Celesc, Universidade do Contestado, Polícia Militar Ambiental, Bombeiros Voluntários Concórdia, Fundema, Gelnex, SESI, JBS, SENAI, Escoteiros de Concórdia e moradores de Linha Laudelino, as quais mobilizaram mais de 80 voluntários que participaram ativamente das tarefas de coleta, triagem, caracterização e pesagem dos resíduos sólidos. Esta é uma ação de sensibilização ambiental que visa contribuir com a resolução do problema relacionado ao descarte incorreto de resíduos sólidos, acarretando em consequente poluição das águas de nossa região e impacto direto nas condições ecossistêmicas da fauna e flora local.

Dos 1.084,3 kg de resíduos sólidos coletados, a maior quantidade foi garrafas pet (35%), seguido de plásticos (20%), rejeitos não recicláveis (15%) e calçados (13%). Além disso, foram coletadas amostras significativas de resíduos tóxicos (embalagens de agrotóxico, tintas, remédios) (6,11%), vidro (6,81%), isopor (2,55%), ferro (1%) e alumínio (0,65%).

Como resultado da atividade, destaca-se o grande número de envolvidos e a quantidade de resíduos coletados, enaltecendo assim, a importância de ações que possibilitam reflexão quanto ao destino inadequado dos resíduos na nossa região. Os professores Elisete Ana Barp e William Michelon, destacaram que a iniciativa possibilitou aos acadêmicos a participação em ações comunitárias que visem a melhoria da qualidade do ambiente e a formação de cidadãos reflexivos em relação as problemáticas ambientais da região.

Fonte: parquefritzplaumann.org.br

Deixe um Comentário