INVESTIGANDO O MICROAMBIENTE RIZOSFÉRICO

Microrganismos são reconhecidamente abundantes em solos próximos a rizosfera. Rizobactérias estão envolvidas em processos que podem afetar o ciclo de vida e a fitossanidade das plantas e, assim contribuir para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. O aprendizado teórico e prático de microbiologia é muito importante para o profissional de Ciências Biológicas. Áreas de atuação como controle microbiológico de insetos praga e fitopatógenos, formulação de biofertilizantes, biorremediação, melhoramento genético de plantas, entre outras, exigem um amplo conhecimento de microbiologia. Além disso, o município de Mafra e região tem na agricultura um importante alicerce econômico. Assim, o conhecimento dos microrganismos que colonizam a interface solo-planta e sua importância para a estabilidade e produtividade das culturas é ponto chave para que o profissional Biólogo desenvolva e implemente práticas que promovam a saúde dos sistemas agrícolas, com foco na qualidade ambiental. O isolamento de rizobactérias promotoras do crescimento em plantas pode ser realizado com o plaqueamento do inóculo em meio de cultura específico seguido de incubação por tempo adequado. Após o período de incubação colônias bacterianas são contabilizadas, caracterizadas  e identificadas.

Data/horário

Título da Palestra

Nome Ministrante e Titulação

Carga horária

4/09/2018  

15h às 19h

Palestra sobre rizobactérias promotoras do crescimento em plantas. Metodologias para o estudo de microrganismos em amostras ambientais.

Michele Pittol (Doutora em Biologia)

4 horas

5/09/208 

15 às 19h

Atividade prática no laboratório de Biologia: Plaqueamento das amostras de solo rizosférico em meio de cultura específico. 

Mário Fritsch (Mestre em Botânica)

Michele Pittol (Doutora em Biologia)

4 horas

6/09/2018 

17h às 19h

Atividade prática no laboratório de Biologia: Avaliação do resultado. Observação das características e contagem das colônias bacterianas.

Mário Fritsch (Mestre em Botânica)

Michele Pittol (Doutora em Biologia)

2 horas


Local: UnC Mafra

Data: 04/09/2018 Horário: 15:00 até 06/09/2018 Horário: 19:00

Período de Inscrição: 31/07/2018 Horário: 00:00 até 02/09/2018 Horário: 23:59

Valor do Investimento: Sem custo

Mais Informações: Setor de Extensão (47)3641-5527

Inscrições Encerradas