PATRIMÔNIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UnC Mafra

No ano de 2014 ocorreu a recente alteração da proposta curricular do Estado de Santa Catarina, tais ajustes se fizeram necessários de acordo com as mudanças da sociedade atual que consequentemente desafiam o campo educacional a buscar novos temas a serem discutidos em sala de aula.

Dentre os principais discursos do referido documento, o tema “Formação Integral” é destaque, pois indica que as unidades escolares devem romper as barreiras dos currículos tradicionais para proporcionar/instigar o aluno a conhecer o mundo, seus conhecimentos, saberes. A questão na proposta é como a escola irá fazer isso?

O patrimônio cultural pode ser uma das inúmeras ferramentas para promover a formação integral dos alunos, independe da disciplina, trata-se de algo interdisciplinar (sem deixar de considerar as especificidades de cada área) que se aplicado de forma coerente poderá resultar na formação de um indivíduo que reconhece o outro, mesmo com suas diversidades econômicas, geográficas, financeiras capaz de relacionar as relações sociais existentes.

                  Assim, os encontros têm por norteamento uma visão sócia interacionista de diálogo. Adiante, através de material visual, o diálogo será encaminhado mediante slides que contemplem patrimônio culturais regionais, buscando nesse momento uma comunicação “expositiva-dialógica”. Será também, feita uma análise da Proposta Curricular de Santa Catarina, posteriormente trabalhar as possíveis práticas pedagógicas para discutir o tema patrimônio cultural no ensino fundamental e médio. Após exemplos práticos aos alunos desenvolveram com auxílio da palestrante jogos, projetos para serem aplicados nas unidades escolares da região.


Data: 01/11/2016 Horário: 18:00 até 06/12/2016 Horário: 22:00

Período de Inscrição: 14/10/2016 Horário: 00:00 até 08/11/2016 Horário: 23:59

Valor do Investimento: R$ 50,00

Mais Informações: Equipe Acadêmica (47) 3641-5527

Inscrições Encerradas