Sistema PERGAMUM

 

Em 1996 as Bibliotecas da Universidade implantaram o MICROISIS, informatizando todo o acervo bibliográfico e demais materiais. Em fevereiro de 1997 foi feita a transação para o sistema SÁBIO da Wallis Software (Sistema de Informatização de Biblioteca).

Em abril de 2012 foi adquirido da PUC-PR o sistema PERGAMUM – Sistema Integrado de Bibliotecas, um sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Centros de Informação, que tornou-se referência no mercado nacional e internacional.

Utilizam o sistema PERGAMUM instituições nacionais e estrangeiras que adotam padrões internacionais de catalogação, o Ministério Público Federal, Hospital Sírio Libanês, Marinha do Brasil, Polícia Militar e VALE – Vale do Rio Doce são algumas delas. São mais de 220 Instituições, aproximadamente 2500 bibliotecas em todo o Brasil (atualmente com uma unidade em Angola).

O sistema está dividido em quatro módulos: Módulo Circulação de Materiais – responsável pela circulação de materiais previamente cadastrados no módulo de catalogação; Módulo Catalogação – responsável pelo cadastro, recuperação e o controle de diversos materiais bibliográficos, livros, periódicos, arquivos de computador, música, imagens e materiais audiovisuais, utilizando o formato MARC (forma de catalogação utilizada pelo mundo todo); o Módulo de Consulta Online e o Módulo de Relatório – permite controlar a qualidade das informações do sistema, acompanhar e quantificar as atividades e serviços prestados pela Biblioteca como processamento técnico, aquisição de materiais, empréstimos, devoluções, multas, etc. Neste módulo, também é possível gerar diversos relatórios e estatísticas para atender comissões do MEC ou dar suporte aos professores ou diversos cursos.

 

Empréstimo entre Bibliotecas

O Sistema PERGAMUM possibilita outra grande facilidade ao usuário, o empréstimo entre as Bibliotecas.

O usuário tem acesso ao total de 125.622 títulos de livros e 213.510 exemplares, 4.240 títulos de CD room/DVD e 6.079 exemplares, 1.559 títulos de periódicos nacionais e 344 estrangeiros, divididos nos seis campi (Canoinhas/Marcílio Dias, Concórdia, Curitibanos, Mafra, Rio Negrinho e Porto União) e 16 polos de Educação à Distância

Todo este acervo está disponível aos usuários. Isso significa que o usuário de uma unidade pode emprestar um material de outra unidade, podendo retirá-lo no campus/núcleo em que (o usuário) se encontra, no prazo de 2 a 10 dias, se o material estiver disponível. A solicitação/reserva do material pode ser realizada pelo Sistema Pergamum, por e-mail ou pessoalmente nas Bibliotecas.

 

Acesso ao Sistema Pergamum