A Biblioteca UnC

A experiência acadêmica no ensino, na pesquisa e na extensão, adquirida em um período de mais de 40 anos, criou condições para que algumas instituições em conjunto criassem um projeto único e maior: UMA UNIVERSIDADE MULTICAMPI. A Universidade do Contestado é formada hoje por seis campi Canoinhas, Curitibanos, Concórdia,  Mafra, Porto União e Rio Negrinho e 16 polos de Educação a Distância distribuídos pelo Estado, com uma estrutura totalmente equipada para proporcionar ao acadêmico a melhor formação em ensino superior.

A Universidade do Contestado conta com um modelo de Sistema Integrado de Bibliotecas Universitárias que abrange todos os seus campi e e polos de Educação a Distância.

Este sistema está configurado segundo as áreas e programas específicos, servindo de forma mais ampla possível de sua atuação no ensino, na pesquisa e extensão, não só como acervo bibliográfico, mas como acervo complementar de forma a garantir ao usuário às informações sobre a questão investigada.

 

O crescimento do acervo da Biblioteca da UnC obedece a um plano estabelecido na Política de Desenvolvimento da Coleção, no qual constam critérios para aquisição, descarte, atualização, adequação dos materiais bibliográficos e suas prioridades.

As Bibliotecas da Universidade do Contestado contam com uma área destinada a distribuição do acervo e ambientes para estudo individual e em grupo, com terminais para acesso a Internet e consulta ao acervo, oferecendo serviços de pesquisa bibliográfica, empréstimo domiciliar para a comunidade acadêmica, consulta local, elaboração de referências bibliográficas (ABNT), Boletim Informativo sobre novas aquisições, visitas orientadas e dicas de leitura, empréstimo entre Bibliotecas, acesso a base de dados, comutação bibliográfica.

Neste contexto, as Bibliotecas Universitárias dispõe dos seguintes recursos: livros e periódicos, teses, dissertações, monografias, catálogos, obras de referência (enciclopédias, dicionários e Atlas), mapoteca, hemeroteca (coleção de periódicos), slides, CDs-Rom e DVDs.

As Bibliotecas da UnC contam atualmente com 125.622 títulos de livros e 213.510 exemplares, 4.240 títulos de CD room/ DVD e 6.079 exemplares, 1.559 títulos de periódicos nacionais e 344 estrangeiros. Está associada ao COMUT, SCAD, Biblio Acafe, CAPES e utiliza desde abril de 2012 o sistema de informatização PERGAMUM.

As equipes das Bibliotecas são treinadas e preparadas para atender ao público, são no total 17 funcionários, 2 estagiários e 4 bibliotecários, divididos pelas unidades.

No ano passado, desde a implementação do Sistema PERGAMUM (maio), as Bibliotecas da UnC realizaram no total 73.698 empréstimos e 112.666 consultas no site das Bibliotecas. Sendo 24.844 empréstimos do campus de Mafra, 16.187 do campus de Canoinhas/Marcílio Dias, 13.841 do campus de Concórdia, 10.325 do campus de Curitibanos, do campus de Rio Negrinho 2.295 e 6.206 do Núcleo de Porto União.